Notícias
OBRAS DIDÁTICAS
Editoras interessadas em adequar livros à BNCC têm até 22 de novembro para se cadastrarem
Dyelle Menezes, do Portal MEC
Editoras interessadas em participar da atualização das obras didáticas do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) do ano 2020 podem se inscrever até 22 de novembro. Os títulos devem se adequar à Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
A revisão se destina a livros para estudantes e professores dos anos iniciais do ensino fundamental (1º ao 5º anos) das escolas públicas, bem como de docentes da educação infantil (creches e pré-escolas). As obras didáticas — livro impresso e digital — foram adquiridas pelo Ministério da Educação (MEC) em 2017.
De acordo com o secretário de Educação Básica do MEC, Janio Macedo, a atualização é importante porque quando os livros foram impressos não havia a versão final da BNCC. “Estamos fazendo algumas atualizações de tal sorte que tragam um formato adequado à norma”, afirmou.
Macedo destacou que na disciplina de língua portuguesa, por exemplo, as atualizações chegam a cerca de 60% do conteúdo dos livros.
A BNCC foi aprovada pelo Conselho Nacional de Educação (CNE) e homologada pelo Ministério da Educação (MEC) em dezembro de 2017. A norma norteia currículos dos sistemas e redes de ensino dos estados e as propostas pedagógicas de escolas públicas e privadas em todo o Brasil.
Além de português, a revisão vai abranger livros de matemática, livros interdisciplinares que mesclam assuntos relativos a ciências, obras que tragam projetos integradores com no mínimo duas temáticas distintas, além de materiais destinados aos professores.
Processo – O cadastro deve ser realizado pelo Sistema Integrado de Monitoramento Execução e Controle do Ministério da Educação (SiMEC). O interessado deverá solicitar login e senha pelo e-mail preinscricao@fnde.gov.br.
Pelo sistema, as editoras também deverão encaminhar DVDs com as obras a serem atualizadas. O prazo para o envio é de 25 a 29 de novembro.