Notícias
HOSPITAIS UNIVERSITÁRIOS
Ebserh já convocou quase 2 mil profissionais temporários para o combate à Covid-19
Nesta sexta-feira, 24 de abril, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) convocou mais 997 aprovados em processo seletivo emergencial para o enfrentamento à Covid-19 nos hospitais universitários da rede. Com isso, desde o início do processo, já foram convocados 1.933 profissionais.
Os interessados podem acessar as convocações no portal da Ebserh ou no Diário Oficial da União para saber quais especialidades, hospitais e aprovados constam nos editais. Os convocados deverão iniciar suas atividades na primeira semana de maio.
Segundo o diretor de Gestão de Pessoas, Rodrigo Barbosa, outras convocações estão previstas para a próxima semana. “Avaliamos dia após dia a evolução do quadro em cada estado, e faremos novas convocações de acordo com as necessidades, buscando meios para viabilizar os atendimentos e garantir a qualidade dos nossos serviços. E isso, passa por profissionais qualificados motivados”, afirmou Barbosa.
A seleção para cadastro reserva contou com 225.215 inscrições, sendo que poderão ser convocados cerca de 6 mil profissionais para atuarem temporariamente no enfrentamento da Covid-19. Mesmo com a alta procura, alguns cargos registraram número insuficiente para alguns hospitais.
Foram autorizadas, aproximadamente, 900 vagas para médicos (nas especialidades de medicina de emergência, anestesiologia, clínica médica e medicina intensiva), 1,4 mil enfermeiros (incluindo as especialidades de terapia intensiva e de urgência e emergência), 3 mil técnicos em enfermagem, 500 fisioterapeutas e 100 vagas para engenheiros (clínico e mecânico) e arquitetos, necessários para promover as mudanças estruturais exigidas para a acomodação de pacientes infectados pela Covid-19.
Por serem cadastro reserva, as convocações ocorrerão de acordo com a necessidade de cada hospital universitário federal vinculado à estatal. O processo seletivo também não impactará os concursos públicos em andamento, que continuam seguindo seus trâmites normais.
Atuação da Rede Ebserh - Desde os primeiros anúncios sobre a Covid-19, a Rede Ebserh tem trabalhado em parceria direta com os ministérios da Educação e da Saúde, tendo como diretrizes o monitoramento da situação no país e em suas 40 unidades hospitalares. Em algumas regiões, as unidades da Ebserh têm atuado como hospitais de referência ao enfrentamento da Covid-19, enquanto que em outras, atuam como retaguarda em atendimentos assistenciais para a população, por meio do Sistema Único de Saúde.
A Ebserh também tem treinado funcionários da Rede, promovendo webaulas, definindo de fluxos e instituindo câmaras técnicas de discussões com especialistas.
Assessoria de Comunicação Social, com informações da Ebserh