Notícias
OLIMPÍADA DE LÍNGUA PORTUGUESA
Diretores devem indicar melhores textos e documentários até esta segunda, 19
Luciano Marques, do Portal MEC
Termina nesta segunda-feira, 19 de agosto, o prazo para que diretores de escolas públicas indiquem os melhores textos e documentários produzidos por estudantes para a Olimpíada de Língua Portuguesa de 2019. O envio do material deve ser realizado pelo site do programa Escrevendo o Futuro.
A edição deste ano conta com mais de 170 mil inscrições. Estão representadas mais de 42 mil escolas — com alunos do 5º ano do ensino fundamental à 3ª série do ensino médio — em quase 4.900 municípios espalhados pelo Brasil.
Os diretores das escolas são, agora, responsáveis por dar continuidade a essa representatividade na próxima fase. Eles devem formar a comissão julgadora e também cadastrar os selecionados.
O tema da competição em 2019 é "O Lugar Onde Vivo". Além das categorias poema, memórias, crônica e artigo de opinião, a novidade da 6ª edição é a categoria documentário para alunos do 1º e 2º anos do ensino médio.
As melhores produções selecionadas por estado participam dos cinco encontros regionais — um para cada categoria, que neste ano serão realizados em São Paulo.
A Olimpíada é fruto de uma parceria entre o Itaú Social e o Ministério da Educação (MEC), sob a coordenação técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária. A ideia é apoiar os professores da rede pública no aprimoramento das práticas de ensino de leitura e escrita.