Notícias
CONHECENDO O MEC
Avaliação in Loco subsidia regulação e supervisão do nível de ensino
A avaliação in loco é o processo de avaliação das instituições de educação superior e dos cursos de graduação que tem a finalidade de subsidiar a regulação e a supervisão do nível de ensino. O modelo foi desenvolvido por equipes técnicas do Inep com objetivo de garantir a qualidade do ensino ofertado pelas instituições, sendo um dos pilares avaliativos da Lei do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).
O processo de avaliação in loco de cursos de graduação e instituições de educação superior transcorre no contexto do fornecimento de referencial básico ao processo decisório de regulação e supervisão da educação superior, realizado pela Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior (Seres) do MEC. A avaliação institucional ocorre que para que as instituições possam ser credenciadas ou recredenciadas, bem como a avaliação de curso ocorre para que cursos de graduação possam ser autorizados, reconhecidos, ter a renovação de conhecimento conferida ou ainda a transformação de organização acadêmica, conforme decisão da Seres.
As avaliações externas in loco tratam-se, portanto, da análise de objetos pertinentes ao contexto, aos processos e produtos das instituições de educação superior e cursos de graduação, orientadas por Instrumentos de Avaliação Institucional Externa (IAIE) ou por Instrumentos de Avaliação de Cursos de Graduação (IACG). Os resultados obtidos por meio da avaliação in loco são utilizados como evidência para fornecer suporte ao processo decisório e à homologação dos respectivos atos autorizativos pela Seres.
Saiba mais sobre a Avaliação in Loco.
Assessoria de Comunicação Social do MEC com informações do Inep