Notícias
LIVRO DIDÁTICO
Audiência pública on-line aborda especificações do PNLD 2023
O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), autarquia vinculada ao Ministério da Educação (MEC), promoveu nessa última sexta-feira, dia 4, uma audiência pública para discutir as especificações técnicas do edital do Programa Nacional do Livro e do Material Didático – PNLD 2023. O edital determinará as regras do processo de aquisição das obras didáticas e literárias destinadas aos estudantes e professores dos anos iniciais do ensino fundamental a partir de 2023.O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), autarquia vinculada ao Ministério da Educação (MEC), promoveu nessa última sexta-feira, dia 4, uma audiência pública para discutir as especificações técnicas do edital do Programa Nacional do Livro e do Material Didático – PNLD 2023. O edital determinará as regras do processo de aquisição das obras didáticas e literárias destinadas aos estudantes e professores dos anos iniciais do ensino fundamental a partir de 2023.
Os principais aspectos tratados no evento foram a composição das novas obras a serem destinadas aos estudantes do 1º ao 5º ano, a introdução dos livros digitais no programa, os procedimentos para aquisição dos materiais, além dos prazos para produção das obras.
Na oportunidade, foi discutido também o modelo a ser adotado para a aquisição de materiais digitais a partir da forte demanda da sociedade por esse tipo de conteúdo, intensificada em razão do isolamento social decorrente da pandemia de Covid-19.
“Abrir um espaço de discussão antes da publicação do edital assegura que a sociedade colabore com a definição dos materiais didáticos, especialmente diante da inovação trazida com os livros digitais a serem disponibilizados para toda a educação básica. Essa inovação digital é um passo muito relevante para a história do PNLD”, destacou a coordenadora-geral dos Programas do Livro do FNDE, Nadja Cézar.
A audiência foi aberta ao público e contou com cerca de 540 participantes, entre eles a secretária de Educação Básica, Izabel Pessoa, e o secretário de Alfabetização, Carlos Nadalin, além das equipes técnicas do FNDE e do MEC.
Assessoria de Comunicação Social do FNDE