Notícias
INCLUSÃO
Mais de 5 mil atletas de várias nações participam da 24ª Surdolimpíadas
De forma inédita, o Ministério da Educação (MEC) apoia e entende a importância da realização da 24ª edição da Surdolimpíadas, que ocorre pela primeira vez na América Latina. O evento esportivo, que acontece em Caxias do Sul (RS), começou no último domingo (1º) e vai até o dia 15 de maio.
Considerado o maior evento multidesportivo internacional para atletas surdos do mundo, a competição reúne mais de 5 mil atletas que representam 77 países. Representantes da Diretoria de Políticas de Educação Bilíngue de Surdos da Secretaria de Modalidades Especializadas de Educação (Semesp) do MEC estiveram presentes na abertura do evento.
“Desejamos que a mesma visibilidade que nossa língua e nossa cultura têm obtido em nível nacional, durante a realização da olimpíada, seja alcançada por todos os surdos brasileiros e ao redor do mundo, das mais diversas nações. Que o Brasil possa ser referência de políticas educacionais e desportivas para o mundo. O povo surdo merece respeito cultural e linguístico”, destacou a diretora de Políticas de Educação Bilíngue de Surdos, Crisiane Batti, que esteve presente na abertura da competição.
Acessibilidade
No último dia 26 de abril, o MEC lançou o Canal Libras. Com transmissão exclusivamente pela internet, a programação exibe conteúdo voltado à rede nacional de educação, desde a educação infantil até o ensino superior, universalizando o conhecimento e a informação por meio de uma grade especialmente dedicada à comunidade surda.
Durante o evento de lançamento, realizado no Palácio do Planalto com as presenças do Presidente da República, Jair Bolsonaro, da Primeira-Dama, Michelle Bolsonaro, o Ministro de Estado da Educação, Victor Godoy, falou a respeito da importância da valorização, da conscientização e do acesso de toda a população às ações do Governo Federal. “No ano em que a Lei de Libras completa 20 anos de criação, lançamos o Canal Libras, que representa um marco na história brasileira, pois, pela primeira vez, haverá um canal que dará protagonismo aos surdos na TV aberta do país.”, ressaltou o ministro.
Foi lançado também o Canal Educação, que já está no ar e conta com uma programação educacional que aborda temas que vão desde a educação infantil até o ensino superior. O conteúdo é exibido no espectro da multiprogramação da TV Brasil, em canal aberto da televisão brasileira, e tem como objetivo expandir a educação e elevar a qualidade e a taxa de alfabetização nacional.
Assessoria de Comunicação Social do MEC com informações da SEMESP