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ENSINO FUNDAMENTAL
MEC lança Clube de Letramento Científico
O Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Básica (SEB), lançou nesta quinta-feira, 30 de janeiro, em webinário, o Caderno de Inovação Curricular (CIC): Clube de Letramento Científico. Voltado a professores do 7º ano do ensino fundamental, o material visa aprofundar as diretrizes do Programa Escola das Adolescências. O evento foi transmitido no canal do MEC no YouTube.
Nesta semana, a pasta também lançou o Caderno de Inovação Curricular em Matemática. No início de fevereiro, serão lançados os cadernos de Linguagens e Corporeidade e de Humanidades e Cidadania. Todos integram o eixo de Organização Curricular e Pedagógica do Programa Escola das Adolescências. A iniciativa é realizada pela Coordenação-Geral de Ensino Fundamental (Cogef) da SEB.
O Clube de Letramento Científico busca a compreensão da natureza das ciências, associando e estabelecendo relações com o contexto social, pois desenvolver as aprendizagens durante a adolescência é mais do que apenas ensinar conteúdos e experimentos historicamente selecionados para as ciências. Envolve também auxiliar e mediar vivências possibilitadoras de que a formação seja uma inserção em um contexto de cidadania consciente e reflexiva, pronta para enfrentar os desafios de uma sociedade desigual, em pleno desenvolvimento tecnológico e com a natureza em constante mudança.
Na abertura, a coordenadora-geral de Ensino Fundamental do MEC, Tereza Farias, informou que o caderno vai apoiar, estimular, impulsionar e oferecer repertório para as professoras e os professores da área de ciências da natureza. “Essa área desperta e mobiliza a curiosidade dos estudantes, provoca a possibilidade de um engajamento ímpar na construção das situações de ensino e aprendizagem, especialmente na adolescência, etapa onde essa curiosidade de compreender o mundo e de intervir se torna mais aguçada”, comentou.
Farias afirmou que o clube estimula a participação dos estudantes nesse processo de consolidação das aprendizagens, construído com o professor e o estudante. “Cada um desses cadernos de inovação curricular que o Programa Escola das Adolescências está lançando são materiais que se destinam a uma dupla função: apoiar a recomposição de aprendizagens e estimular inovações dentro do currículo”, destacou.
No webinário, Hebert Silva, especialista da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e autor do CIC, apresentou abordagens pedagógicas inovadoras com baixo investimento financeiro e metodologias ativas para a implementação do clube de letramento.
“O Caderno de Inovação Curricular traz uma exemplaridade de como desenvolver novas experiências, além de experiências que as escolas já realizam no seu espaço com esses adolescentes com temas da sociedade pelo viés das ciências da natureza. Esse é um momento importante para discutir o caderno e lançá-lo, oferecendo reflexões e discussões com temas relevantes para a adolescência, para a nossa formação no exercício da cidadania e para a construção da nossa sociedade”, falou.
No evento, ainda houve o relato de experiências inovadoras em ciências nos anos finais da rede municipal de Manaus, do Serviço Social do Comércio (Sesc) e do Escolas Criativas.
Participantes – Participaram do webinário Ananda Carrias, coordenadora de Projetos da Coordenação-Geral de Ensino Fundamental; Herlane do Nascimento, professora da Secretaria Municipal de Educação de Manaus (AM); Carla Rênes, especialista em Educação nas Ciências da Natureza da rede Sesc; Hebert Gomes, pesquisador responsável pela elaboração do CIC. Também estiveram presentes representantes do Escolas Criativas: Gabriela Breviglieri, diretora-executiva; Veronica Gomes, coordenadora de Implementação; e Thais Vaine, especialista em Formação e Inovação Pedagógica.
Escola das Adolescências – O Programa Escola das Adolescências, instituído pela Portaria nº 635/2024, é uma estratégia do governo federal de apoio técnico-pedagógico e financeiro para fortalecer os anos finais do ensino fundamental (do 6º ao 9º ano). Conjugando esforços da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios, a iniciativa busca construir uma proposta para essa etapa de ensino que se conecte com as diversas formas de viver a adolescência no Brasil; promova um espaço acolhedor; e impulsione a qualidade social da educação, melhorando o acesso, o progresso e o desenvolvimento integral dos estudantes.
A política inclui produção e divulgação de guias temáticos sobre os anos finais do ensino fundamental, assim como incentiva, financeiramente, escolas priorizadas segundo critérios socioeconômicos e étnico-raciais. Além disso, encoraja maior conexão com as características dos anos finais, para apoiar a construção de trajetórias de sucesso escolar. Suas estratégias se dividem em três eixos: Governança; Organização Curricular e Pedagógica; e Desenvolvimento Profissional.
Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da SEB