Configurações avançadas de cookies
Para melhorar a sua experiência na plataforma e prover serviços personalizados, utilizamos cookies.
Notícias
GESTÃO
O Ministério da Educação (MEC) empossou o novo reitor da Universidade Federal do Paraná (UFPR) nesta quarta-feira, 29 de janeiro. A cerimônia foi realizada na sede da pasta, em Brasília (DF). A posse reforça o compromisso do MEC em garantir a autonomia das instituições federais de ensino, assim como valoriza o processo democrático de escolha dos dirigentes pelas comunidades acadêmicas.
“A UFPR é uma universidade reconhecida pela qualidade do serviço prestado à comunidade e pela produção científica realizada nos laboratórios e salas de aula”, apontou o ministro da Educação, Camilo Santana. “Nós estamos aqui para defender a democracia e seu papel fundamental na garantia de autonomia e fortalecimento das instituições de ensino superior, que são espaço de diálogo e construção de cidadania. As universidades públicas são patrimônios do país, responsáveis por 90% de toda a produção científica e, por isso, precisamos cada vez mais lutar e protegê-las do discurso negacionista crescente.”
O secretário de Educação Superior do MEC, Alexandre Brasil, também reforçou o compromisso do MEC em empossar todos os reitores democraticamente eleitos: “É importante celebrarmos e respeitarmos esse processo de escolha de reitores, que é feito com base no diálogo, na troca de saberes e na eleição democrática de líderes. Assumir a reitoria de uma universidade federal é uma responsabilidade enorme e que trará grandes desafios, mas o MEC estará sempre de portas abertas para ouvir e construir juntos”.
“Essa é uma universidade de quase 30 mil alunos e nós trabalharemos muito para assegurar a qualidade do ensino”, afirmou o reitor empossado, Marcos Sunye. “Nosso objetivo é melhorar a comunicação da universidade e aproximar a instituição das escolas públicas paranaenses. Pela primeira vez desde a pandemia, tivemos uma procura maior por vagas e queremos continuar nessa crescente, criando cada vez mais oportunidades para a população e servindo melhor a comunidade.”
O professor Marcos Sunye é graduado em Processamento de Dados pela UFPR (1986), tem mestrado em Engenharia de Software pela Université de Nice (1987) e doutorado em Banco de Dados pela Université de Bourgogne (1993), além de pós-doutorado na Université Paris VI (2007). Coordenou a pós-graduação em Informática de 2008 a 2010 e foi membro do Conselho de Ensino e Pesquisa da UFPR. Atuou, ainda, como diretor do Setor de Ciências Exatas de 2013 a 2021.
Participantes – Também estiveram presentes na cerimônia de posse representantes da Secretaria-Executiva (SE) do MEC, da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), do Hospital das Clínicas da UFPR, da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), do Ministério da Saúde (MS) e do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS).
Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Secretaria de Educação Superior (Sesu)