Configurações avançadas de cookies
Para melhorar a sua experiência na plataforma e prover serviços personalizados, utilizamos cookies.
Notícias
ENSINO FUNDAMENTAL
Foto: Divulgação/MEC
Em webinário realizado nesta terça-feira, 28 de janeiro, o Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Básica (SEB), apresentou dois importantes materiais que integram o eixo de Organização Curricular e Pedagógica do programa Escola das Adolescências: o Guia de Recomendações Curriculares e Pedagógicas e o Caderno de Inovação Curricular em Matemática. O evento foi transmitido pelo canal do MEC no YouTube e discutiu como esses instrumentos podem promover práticas pedagógicas inovadoras e uma educação mais significativa e conectada às necessidades dos adolescentes.
Na abertura do webinário, a coordenadora-geral de Ensino Fundamental da SEB, Tereza Farias, informou que serão lançados os outros guias de apoio técnico do eixo de currículo do programa Escola das Adolescências até o mês de fevereiro. “Este primeiro guia é um dos mais esperados. Ele é voltado para aqueles que são o coração vivo e pulsante das escolas, professoras e professores, que, junto com os estudantes, fazem o dia a dia nas tramas do currículo, promovendo aprendizagem”, afirmou
Segundo Farias, os interlocutores chaves desse guia são os professores, que com os coordenadores pedagógicos mediam e organizam as tramas do ensino e da aprendizagem. Já os Cadernos de Inovação Curricular "apoiam, estimulam e impulsionam a construção e a criação dos Clubes de Letramentos", disse.
O Guia de Recomendações Curriculares e Pedagógicas é um documento técnico que apoia diretores, coordenadores pedagógicos e professores na construção de um currículo alinhado ao desenvolvimento integral dos adolescentes. O documento está estruturado em cinco capítulos: Entendendo as adolescências: diversidade, desafios e potencialidades; A proposta curricular da Escola das Adolescências; Metodologias e avaliação da aprendizagem na Escola das Adolescências; e Planejamento docente, gestão da aprendizagem e gestão da aula. Em breve, serão lançados outros três Clubes de Letramento para as outras áreas de conhecimento.
Já o Caderno de Inovação Curricular em Matemática apresenta a proposta do Clube de Letramento Matemático, com dois objetivos principais: apoiar a recomposição de aprendizagens fundamentais e tornar o ensino da matemática mais envolvente e desafiador. O Clube adota uma abordagem baseada na resolução de problemas, incentivando a participação ativa dos estudantes, o desenvolvimento do raciocínio matemático e a construção da autoconfiança. As atividades propostas desconstroem crenças limitantes sobre a matemática, promovendo um ambiente de aprendizado colaborativo e exploratório em que diferentes soluções são valorizadas e os erros são utilizados como oportunidades de reflexão.
Com foco na transição do 5º para o 6º ano – momento crítico na trajetória dos estudantes –, o Caderno de Inovação Curricular em Matemática apresenta três sequências didáticas flexíveis, alinhadas ao currículo da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e focadas na recomposição das aprendizagens. Cada sequência didática desenvolve um conjunto de habilidades relacionadas ao tema de estudo: Números e Álgebra, Frações e Geometria, Grandezas e Medidas e Números Decimais. Além disso, incluem duas propostas: enquanto a fluência matemática busca desenvolver o cálculo mental ágil e preciso, a resolução de problemas não convencionais incentiva a formulação de estratégias e o pensamento crítico.
No webinário, foram lançados, ainda, os cursos autoinstrucionais do Programa Escola das Adolescências, já disponíveis no Ambiente Virtual de Aprendizagem do Ministério da Educação (Avamec). São três cursos, o primeiro voltado para secretários de Educação, o segundo para equipes técnicas e o terceiro para gestores escolares.
Participantes – Também participaram do webinário a coordenadora de projetos da Coordenadoria-Geral de Ensino Fundamental, Ananda Carrias; a consultora pedagógica do Instituto Reúna, Cynthia Sanches; a especialista do Grupo Mathema, Cristiane Chica, pesquisadora responsável pela elaboração do CIC Clube de Letramento Matemático; e o professor Cleberson Mendes, diretor de formação e inovação da Secretaria Municipal de Educação de Joinville.
Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da SEB