Notícias
EDUCAÇÃO SUPERIOR
Cidade de São Paulo ganhará novo hospital universitário
O Ministério da Educação (MEC), por meio da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), assinará um contrato para construção e gestão do Hospital Universitário da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), em Santo Amaro. O evento vai ocorrer nesta sexta-feira (7), às 9h30, no auditório da reitoria da universidade. A solenidade será transmitida ao vivo pelo canal da Unifesp no YouTube.
Durante o evento, também serão formalizadas a doação definitiva e a ampliação do terreno da prefeitura, onde será construído o hospital universitário. O encontro contará com as presenças do ministro da Educação, Camilo Santana; da reitora da Unifesp, Raiane Assumpção; do presidente da Ebserh, Arthur Chioro; e do secretário de Saúde da cidade de São Paulo, Luiz Carlos Zamarco, representando o prefeito Ricardo Nunes.
Considerado uma unidade de grande porte, o hospital terá cerca de 260 leitos. Ele ocupará uma área de 30 mil m² na região de Santo Amaro, Zona Sul de São Paulo, e terá como principais características: atendimentos de média e alta complexidade; perfil clínico e cirúrgico; ampla oferta em cuidados intensivos; capacidade para cirurgias eletivas; atendimento nas principais linhas de cuidado e serviços prioritários do Sistema Único de Saúde (SUS); medicina diagnóstica; ambulatórios especializados; serviços referenciados; e ambientes de ensino e pesquisa.
A construção da nova unidade conta com um investimento de R$ 157 milhões, oriundos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do governo federal, e apoio do Ministério da Saúde. A execução do projeto será conduzida pela Ebserh e o início das obras está previsto para junho de 2026.
Serviço
Assinatura de contrato para construção e gestão do Hospital Universitário da Unifesp
Data: 7 de fevereiro de 2025 (sexta-feira)
Horário: 9h30 (horário de Brasília)
Local: Auditório Profª Drª Ieda Maria Longo Maugeri (Unifesp)
Endereço: Rua Sena Madureira, 1500, térreo, Vila Clementino, São Paulo
Transmissão: Canal da Unifesp no YouTube
Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Ebserh