Notícias
GESTÃO
Seminário debaterá educação, governança de dados e IA
Foto: Geyson Magno/MEC
O Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Gestão da Informação, Inovação e Avaliação de Políticas Educacionais (Segape), realizará o Seminário Educação, Governança de Dados e Inteligência Artificial, nos dias 16 e 17 de outubro, no Campus Brasília do Instituto Federal de Brasília (IFB). O evento é promovido em parceria com a Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e será transmitido por meio do canal do MEC no YouTube.
O objetivo do seminário é estimular o debate acerca da centralidade de uma política de governança de dados para a garantia de uma gestão baseada em dados precisos, completos e confiáveis, que possibilite um processo decisório fundamentado em evidências. A governança de dados é instrumento basilar para a promoção da transformação digital, bem como para o uso de tecnologias educacionais embasadas em inteligência artificial (IA).
Nesse sentido, dados a sensibilidade e o poder da IA para moldar comportamentos e definir horizontes educacionais, o seminário discutirá também quais são as medidas que o MEC deve tomar para ferramentas que utilizam essa tecnologia produzirem o resultado esperado de maneira segura; condizente com os objetivos de ensino e aprendizagem; e distribuída de forma a fortalecer a política educacional.
O seminário é aberto ao público e contará com servidores e dirigentes do MEC, a sociedade civil, especialistas, professores e acadêmicos. As inscrições podem ser feitas na página do seminário, na qual também é possível conferir a programação completa. A participação presencial dará direito a certificado.
Programação – No evento, haverá mesas de debate sobre transformação digital e governança de dados na educação; os desafios da integração de dados na coordenação federativa; a governança e efetividade da IA em processos de ensino e aprendizado; o equilíbrio entre privacidade e uso responsável dos dados; bem como dados e informações para o monitoramento e a avaliação de políticas educacionais.
Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Segape