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EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Instituto Federal realiza aula inaugural de projeto para EJA
O Instituto Federal do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS) realizou na quarta-feira, 4 de setembro, a aula inaugural do projeto da educação de jovens e adultos (EJA) integrada à educação profissional e tecnológica (EPT). A iniciativa já está em execução e oferece dez cursos, com o objetivo de qualificar 7 mil alunos da EJA.
O projeto está sendo desenvolvido com o apoio das Secretarias de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi) e de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do Ministério da Educação (MEC).
A cerimônia foi transmitida ao vivo pelo YouTube do IFSULDEMINAS e contou com a participação da secretária da Secadi, Zara Figueiredo, e do secretário da Setec, Marcelo Bregagnoli, além de alunos, professores e gestores educacionais dos 38 municípios parceiros, em mais de 40 escolas da rede estadual e municipal de ensino de Minas Gerais.
Figueiredo anunciou que o projeto irá, em breve, ganhar escala nacional, com seu lançamento pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e pelo ministro de Estado da Educação, Camilo Santana. A secretária também destacou a importância dos institutos federais de todo o País na execução do Pacto Nacional pela Superação do Analfabetismo e Qualificação na Educação de Jovens e Adultos e de outras políticas da Secadi.
Para Bregagnoli, a EPT é historicamente inclusiva e a expertise das instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica garantirá que a iniciativa seja expandida com qualidade. “Fico muito feliz de ver a efetivação desse projeto, que vai beneficiar, sobretudo, os estudantes que mais precisam, abrindo possibilidades de emprego, geração de renda e melhoria da qualidade de vida. Serão muitos municípios atendidos e pessoas alcançadas”, comemorou.
Contexto – Zara Figueiredo apresentou, durante sua palestra no evento, dados sobre o analfabetismo no Brasil. Segundo ela, em 1940, a maioria dos indivíduos, o que correspondia a 56% da população, não sabia ler nem escrever. Ao longo dos anos, esse quantitativo foi diminuindo e, em 2022, a porcentagem era de 7%.
“Mas ainda não atingimos um bom patamar, porque, neste momento, estamos discutindo a sociedade do conhecimento, a revolução tecnológica, falando de inteligência artificial... Tudo que nós precisamos resolver está escrito dentro de uma máquina. Então, em 2024, ter 7% do País não alfabetizado é muito grave, porque 7% representam 11,4 milhões de pessoas”, afirmou.
Para Figueiredo, é preciso entender que pessoas não alfabetizadas não optaram por essa condição. “Não houve uma ação do Estado sobre aquele indivíduo para que ele fosse alfabetizado, e é isso que queremos mudar com iniciativas como essa”, explicou.
Projeto – O Projeto EJA-EPT do IFSULDEMINAS oferece cursos de qualificação profissional, como agente de gestão de resíduos sólidos; recepcionista em serviços de saúde; eletricista instalador predial de baixa tensão; operador de tratamento de águas e efluentes; e pedreiro de alvenaria estrutural.
Os cursos são oferecidos nas modalidades presencial e educação a distância (EaD), com carga horária de 240h. Os professores são selecionados por meio de edital específico do projeto.
A iniciativa também oferece um curso de formação de professores em metodologias ativas e tecnologias para a EJA, com carga horária de 200h.
EJA-EPT – O Programa da Educação de Jovens e Adultos Integrada à Educação Profissional foi instituído pela Portaria nº 962/2021 do MEC. O intuito é fomentar a EJA e atender à Meta 10 do Plano Nacional de Educação (PNE), que prevê a oferta de no mínimo 25% das matrículas de educação de jovens e adultos, nos ensinos fundamental e médio, na forma integrada à educação profissional.
Os principais objetivos do programa incluem: ampliar oportunidades de acesso, permanência e conclusão dos três segmentos da EJA; fomentar a oferta da EJA integrada à educação profissional, alinhada com os arranjos produtivos locais; apoiar o desenvolvimento de propostas pedagógicas específicas para o público da EJA, integrando educação, ciência, trabalho, tecnologia e cultura; e promover a elevação da escolaridade de jovens, adultos e idosos articulada à educação profissional.
Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Secadi e da Setec