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ENSINO FUNDAMENTAL
Webinário debate Escuta das Adolescências no RS
Foto: Divulgação/MEC
O Ministério da Educação (MEC) promoveu um webinário sobre a Semana da Escuta das Adolescências no Rio Grande do Sul nesta quinta-feira, 10 de outubro. O evento foi realizado pela Secretaria de Educação Básica (SEB) em parceria com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e com o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed). O webinário buscou apoiar as redes e escolas a fazerem uma escuta qualificada dos adolescentes de anos finais do ensino fundamental, baseada em eixos específicos conectados com o Programa Escola das Adolescências.
“Para tirar o que está escrito na constituição e colocar efetivamente no chão das escolas, é fundamental que crianças e adolescentes tenham suas vozes, percepções e opiniões consideradas na formulação das políticas públicas”, disse a coordenadora-geral de Educação Integral e Tempo Integral, Raquel Franzim. “Esses adolescentes permanecem, grande parte de suas vidas, na escola e têm o seu desenvolvimento pleno diretamente impactado pelo que acontece no ambiente de ensino, por isso é tão necessário ouvi-los com relação à trajetória escolar.”
A coordenadora-geral de Ensino Fundamental, Tereza Farias, explicou que essa é uma etapa de ensino na qual ocorre uma profunda transformação no desenvolvimento humano e que, por isso mesmo, requer atenção especial. “Ficamos, por muito tempo, sem políticas educacionais pensadas para os estudantes dos anos finais do ensino fundamental. O período que compreende essa etapa de ensino é marcado por transições muito singulares e delicadas na vida desses sujeitos. Ao mesmo tempo em que os adolescentes experimentam mudanças muito estruturantes e importantes para o seu desenvolvimento, eles também passam por uma nova e complexa organização escolar”, completou.
O encontro é uma das atividades preliminares que antecedem a realização da Semana da Escuta das Adolescências no Rio Grande do Sul, que ocorrerá entre 14 e 28 de outubro. Durante o mês de maio, o MEC já havia promovido a escuta em todo o país, mas o estado não conseguiu participar por causa das enchentes que o atingiram. No contexto do Rio Grande do Sul, além de abranger os temas dos anos finais, a proposta é debater a percepção pós-emergência climática. O webinário está disponível no canal da Secretaria de Educação do Rio Grande do Sul no YouTube.
Participantes – Estiveram presentes no encontro a Diretora de Políticas para a Educação Integral Básica substituta do MEC, Raquel Franzim, a coordenadora-geral de Ensino Fundamental do MEC, Tereza Farias; a diretora do Departamento de Desenvolvimento Curricular da Educação Básica da Secretaria de Educação do Rio Grande do Sul (Seduc/RS), Sherol dos Santos; a presidente da Undime/RS, Maristela Guasselli; a chefe de Divisão de Ensino Fundamental da Seduc/RS e representante do Consed pelo RS na Rede Nacional de Articuladores Técnicos dos Anos Finais (Renapea), Rossana Ramos; a representante da Undime/RS na Renapea, Neide Vargas; a consultora técnica da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi), Naiara Campos; a representante do Instituto Porvir, Tatiana Klix; e a representante da Rede de Conhecimento Social (Recos), Harika Maia.
Programa Escola das Adolescências – O Programa Escola das Adolescências, instituído pela Portaria nº 635/2024, é uma estratégia do governo federal de apoio técnico-pedagógico e financeiro para fortalecer os anos finais do ensino fundamental (do 6º ao 9º ano). Conjugando esforços da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios, a iniciativa busca construir uma proposta para essa etapa de ensino que se conecte com as diversas formas de viver a adolescência no Brasil; promova um espaço acolhedor; e impulsione a qualidade social da educação, melhorando o acesso, o progresso e o desenvolvimento integral dos estudantes.
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Escuta das Adolescências – Em maio de 2024, foi realizada a Semana da Escuta das Adolescências nas Escolas, a fim de obter um diagnóstico sobre os principais desafios dos anos finais, nas dimensões de aprendizagem, clima, convivência, inovação e participação. O alcance foi de 2,2 milhões de estudantes, em mais de 20 mil escolas.
Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da SEB