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MEC recebe mais de 90 países na GEM 2024
O Ministério da Educação (MEC) recebeu, nesta quinta-feira, 31 de outubro, 94 países do mundo todo para a edição de 2024 da Reunião Global de Educação, Global Education Meeting (GEM). Organizado em parceria com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), o encontro conta com 56 ministros e vice-ministros da Educação para discutir e construir caminhos voltados a uma educação mais inclusiva, qualitativa e equitativa. A GEM faz parte das atividades da Semana Ceará: Centro Global da Educação e irá até sábado, 2 de novembro, no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza (CE).
Na abertura do evento, o ministro de Estado da Educação, Camilo Santana, destacou a importância de se assegurar uma educação pública de qualidade para todos, garantindo que nenhum jovem esteja fora da escola. “Nestes quase dois anos de governo, focamos a criação de políticas que trabalham para atingir esse objetivo, como o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada e o Pé-de-Meia. Para continuarmos com essas melhorias, precisamos de diálogos como os que têm sido promovidos nesta reunião”, declarou.
Durante o encontro, as autoridades da educação mundial debateram a edição de 2024 do relatório da Unesco, que monitora a situação mundial da educação (Relatório GEM). Também discutiram as primeiras sessões de revisão do progresso do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 4, que busca assegurar educação inclusiva, equitativa e qualitativa, além de promover oportunidades de aprendizagem para todos ao longo da vida.
Painel – O secretário de Educação Profissional e Tecnológica do MEC, Marcelo Bregagnoli, participou do painel “Clima e meio ambiente”. Segundo ele, as pautas ambiental e educacional são muito caras para o atual governo, de modo que o MEC tem empregado diferentes esforços tanto em forma como em conteúdo para implementar políticas públicas voltadas às temáticas da bioeconomia, da economia circular e das energias renováveis. Além disso, o ministério tem retomado diversos programas na região da Amazônia.
Sobre a consciência ambiental, Bregagnoli destacou que a educação profissional traz com muita força os princípios de equidade, competências e habilidades, mas sempre associados ao espírito crítico e à visão humanista que o estudante tem de ter. “A educação profissional brasileira trabalha muito a questão tecnológica, mas sempre associada a uma visão mais humanista e mais crítica e, logicamente, de consciência ambiental. Então, a gente tem reestabelecido programas como o Mulheres Mil, que trabalha a qualificação de mulheres em situação de vulnerabilidade”, disse.
Sobre o princípio de educação verde, o secretário explicou que o MEC tem realizado parcerias e trabalhado de forma otimizada, estimulando instituições de ensino e empresas, principalmente empresas que tenham compromisso ambiental e social. “Temos feito programas extracurriculares de uma forma bastante intensa, retomando ações abandonadas como projetos de reciclagem. Reestabelecemos muito forte isso dentro de várias instituições de ensino”, informou. Segundo Bregagnoli, diversas instituições de ensino têm trabalhado a geração de tecnologia, que sempre está associada às ações de ensino, pesquisa e extensão.
Bilaterais – Durante a tarde desta quinta-feira (31), o ministro Camilo Santana e o secretário-executivo do MEC, Leonardo Barchini, participaram de reuniões bilaterais com a Índia, a Espanha, Cuba, o Chile e a Organização dos Estados Ibero-Americanos para a Educação, Ciência e Cultura (OEI).
GEM – A edição de 2024 da Reunião Global de Educação foi convocada pela Unesco e está ocorrendo em Fortaleza (CE). A GEM, realizada a cada dois anos, é uma das maiores conferências internacionais sobre educação, reunindo ministros da Educação, ministros da Fazenda, a sociedade civil, o setor privado, a academia e jovens de todo o mundo. A GEM 2024 está alinhada com o foco da presidência brasileira do G20, que coloca a questão da equidade e da inclusão no centro. Assim, a reunião visa promover o diálogo multilateral, intersetorial e multissetorial, reconhecendo a educação como equalizador social e força motriz do desenvolvimento sustentável.
Assessoria de Comunicação Social do MEC