Notícias
VALORIZAÇÃO DOCENTE
MEC participa do Seminário Internacional da Educação
Fotos: Danyele Souza/MEC
O Ministério da Educação (MEC) participou nesta terça-feira, 29 de outubro, da abertura do Seminário Internacional da Educação, realizado em Fortaleza (CE). Com o tema “Do local ao global: fortalecendo a educação pública e a organização sindical”, o encontro reúne 300 educadores, pesquisadores e representantes sindicais do Brasil e do exterior para um debate sobre desafios no campo educacional, financiamento da educação pública, valorização dos trabalhadores em educação, entre outros assuntos.
Participam representantes de Angola, de Cabo Verde, de Guiné-Bissau, de Moçambique, de Portugal, de São Tomé e Príncipe, da Argentina, do Uruguai, da Costa Rica, da Alemanha, dos Estados Unidos, da África do Sul e do Brasil.
O secretário-executivo do MEC, Leonardo Barchini, saudou os participantes em nome do ministro de Estado da Educação, Camilo Santana, e ressaltou o trabalho dos profissionais da educação. “Este mês, em que celebramos o Dia do Professor, não poderia haver ocasião mais adequada para reconhecermos o papel fundamental que vocês desempenham na construção de um país mais justo e soberano.”
Barchini também ressaltou ações da Pasta para fortalecer a formação inicial e continuada, como a Residência Pedagógica e o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), em parceria com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Além disso, deu destaque à implementação do piso nacional dos professores. Isso reafirma o compromisso do governo com a valorização dos educadores, segundo o secretário-executivo. Ele reforçou, ainda, a garantia do financiamento dos profissionais de educação: um percentual mínimo de 70% dos recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) é agora destinado aos salários dos trabalhadores da educação.
“A educação é o caminho mais seguro para a transformação social. Um país só alcança sua verdadeira soberania investindo na educação de seu povo. Sem o trabalho incansável de cada professor e profissional da educação, não seria possível garantir que cada estudante tenha acesso ao conhecimento e, principalmente, que ele aprenda com qualidade. Vocês, educadores, são a espinha dorsal desse processo”, afirmou Barchini.
Em seguida, o secretário-executivo frisou a importância de o encontro ser realizado em meio à Semana Ceará: Centro Global da Educação. A programação abrange a reunião técnica do Grupo de Trabalho (GT) de Educação do G20 e a Reunião Global de Educação (GEM, na sigla em inglês), organizada em parceria com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). “Este seminário, organizado em paralelo às reuniões globais em Fortaleza, é um exemplo de como podemos fortalecer a educação pública por meio do diálogo entre o local e o global, construindo pontes e criando uma organização sindical cada vez mais forte e atuante [...]. Este evento não é apenas uma troca de ideias, mas também uma construção conjunta do futuro da educação pública.”
O seminário ocorre entre 29 e 30 de outubro e é promovido pela Confederação Sindical de Educação dos Países de Língua Portuguesa (CPLP-SE), pela Internacional da Educação (IE) e pela Internacional da Educação para a América Latina (Ieal). Apoiado pelo MEC, o evento é organizado pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino (Contee) e pela Federação de Sindicatos de Professores e Professoras de Instituições Federais de Ensino Superior e de Ensino Básico Técnico e Tecnológico (Proifes).
Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Secretaria-Executiva