Notícias
EDUCAÇÃO SUPERIOR
MEC participa da inauguração de campus da UFG
O Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Superior (Sesu), participou da inauguração do Campus Aparecida de Goiânia, da Universidade Federal de Goiás (UFG), vinculada à Pasta. O evento aconteceu na última quarta-feira, 9 de outubro. Na ocasião também foi inaugurado o prédio da unidade acadêmica já implantada no local, a Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT).
A área está situada em um terreno de aproximadamente 500 mil m² e o prédio da FCT conta com 7.400 m2 de área construída, distribuídos em seis pavimentos. O espaço abriga quatro cursos de graduação, aproximadamente 20 laboratórios, salas de aula, administrativo e auditórios. Há também uma segunda edificação, que é utilizada como área de convivência, alimentação e cantina. O restaurante universitário será edificado com recursos do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) das universidades federais, cujo projeto foi aprovado pelo governo federal.
A implementação do campus começou há dez anos. Durante os primeiros nove anos, o órgão funcionava em prédio cedido pela Universidade Estadual de Goiás (UEG). Nesse período, a sede oficial estava em processo de construção na mesma cidade. Em setembro de 2023, a UFG se mudou definitivamente para o novo prédio.
O secretário de Educação Superior do MEC, Alexandre Brasil, representou o MEC. Foi apresentado a outras instalações e projetos da Universidade no Campus Samambaia. Ao lado da reitora Angelita de Lima e do vice-reitor Jesiel Carvalho, o secretário conheceu o Centro Regional para o Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (CRTI) e o Laboratório Ideias, Prototipagem e Empreendedorismo (IPELab) no Parque Tecnológico Samambaia (PTS), além do Laboratório de Processamento de Imagens e Geoprocessamento (Lapig).
No CRTI, Brasil esteve nas divisões de Análise Pontual e de Análise Química e Estrutural, onde conheceu equipamentos de ponta utilizados em projetos da UFG, como o microscópio eletrônico de varredura por emissão de campo. No Lapig, conheceu a Sala Terra e o Programa de Pesquisa em Pastagem. Em ambos os laboratórios, o secretário conversou com pesquisadores, servidores e estudantes da UFG que atuam nos locais.
Em nome do MEC, Brasil parabenizou a comunidade universitária da UFG e destacou a importância do trabalho da instituição. Na avaliação do secretário, a instituição tem “resultados muito significativos em relação a projetos de ponta na área de pesquisa, projetos que são referência no mundo inteiro e, acima de tudo, na formação de quadros e de pessoas que vão contribuir para este país crescer e ser menos desigual, mais justo, com mais democracia, que é a missão da universidade pública federal brasileira”.
Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Sesu e da UFG