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EDUCAÇÃO MIDIÁTICA
MEC participa da abertura da 2ª Semana de Educação Midiática
O Ministério da Educação (MEC) sediou nesta terça-feira, 29 de outubro, a abertura da 2ª Semana Brasileira de Educação Midiática (SBEM), que ocorrerá até 1º de novembro. O evento é uma realização da Secretaria de Comunicação Social (Secom) da Presidência da República (PR), em parceria com o MEC e a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). A iniciativa recebe apoio da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed).
Neste ano, a Semana tem como tema “Conectando territórios e diversidades”, com uma agenda de atividades híbridas ao longo dos quatro dias do evento. A 2ª SBEM busca promover a troca de saberes e experiências entre educadores, estudantes, ativistas e cidadãos sobre a integridade da informação, o jornalismo, as mudanças climáticas e os direitos dentro do ambiente digital.
A secretária de Educação Básica, Kátia Schweickardt, ressaltou o papel do professor na educação midiática: “O conhecimento se organiza por meio da mediação e, por isso, a educação midiática, na visão do MEC, é voltada não só para os conteúdos transmitidos pelas telas e pelas mídias, mas também para a formação dos professores. O nosso desafio é pensar como podemos criar consensos para nos manter coesos como sociedade e proporcionar a crianças, jovens, adultos e idosos as melhores ferramentas para navegar por esse ambiente digital”.
Segundo o secretário de Políticas Digitais da Secom, João Brant, o objetivo do evento é somar esforços para construção de um ambiente digital seguro e democrático. “Não queremos reinventar a roda, mas, sim, dar volume e vigor para as iniciativas e programas que já estão sendo feitos pelo país. Queremos facilitar parcerias fortes e construir um processo permanente, resiliente e sólido de políticas de comunicação”, disse.
Participantes — Na mesa de abertura da 2ª SBEM, estiveram presentes a embaixadora da Dinamarca no Brasil, Eva Pedesten; o coordenador do Setor de Comunicação e Informação da Unesco no Brasil, Adauto Soares; o diretor-presidente da SaferNet, Thiago Tavares; a presidente da Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação (CNE), Pilar Lacerda; e a representante da Undime, Vivian Melcop.
Nas escolas — A Semana tem por objetivo mobilizar educadores e interessados na temática a organizarem suas próprias atividades em escolas e comunidades. As propostas podem ser feitas a partir de formulário disponível no site da Secom/PR, que fornece também planos de aula e um repositório de conteúdos para inspirar educadores. Os materiais e a programação estão na página especial sobre a 2ª SBEM.
Escolas Conectadas – A iniciativa se conecta com as ações do MEC voltadas à promoção da educação digital para a cidadania por meio da Política Nacional de Educação Digital (Pned) e da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) Computação, em seus eixos de cultura digital, mundo digital e pensamento digital. Entre os apoios oferecidos pelo MEC aos educadores para implementação do currículo, destacam-se a disponibilização de cursos no Ambiente Virtual de Aprendizagem do Ministério da Educação (Avamec) sobre a temática, bem como a inclusão do livro de educação digital no Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) Ensino Médio. Também estão à disposição dos professores da educação básica o Referencial dos Saberes Digitais Docentes e uma ferramenta de autodiagnóstico que possui a cidadania digital como uma de suas dimensões.
Histórico – Em 2023, a Semana Brasileira de Educação Midiática realizou mais de 400 iniciativas em 24 estados, com um público potencial de 54 mil pessoas. Em 2024, a Semana ocorrerá simultaneamente à Media and Information Literacy Week 2024 da Unesco, evento global sobre alfabetização midiática e informacional.
Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Secretaria de Educação Básica (SEB)