Notícias
INTERNACIONAL
MEC inicia Reunião Global de Educação (GEM) 2024
Começa nesta quinta-feira, 31 de outubro, a Reunião Global de Educação, Global Education Meeting (GEM), organizada pelo Ministério da Educação (MEC) e pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). O encontro é mais uma atividade da Semana Ceará: Centro Global da Educacão, que acontecerá até 2 de novembro no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza (CE).
Entre as atividades previstas para o primeiro dia de reunião, estão: apresentação dos resultados do G20 pelo ministro de Estado da Educação do Brasil, Camilo Santana; painel de discussão com representantes dos estudantes e professores; debate sobre a edição de 2024 do relatório da Unesco que monitora a situação mundial da educação (Relatório GEM); e as primeiras sessões de revisão do progresso do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 4, que busca assegurar educação inclusiva, equitativa e qualitativa, além de promover oportunidades de aprendizagem para todos ao longo da vida.
Esta é a primeira vez que a Reunião Global de Educação ocorre fora da Europa. As edições anteriores ocorreram em Paris e Bruxelas. A escolha do Ceará se deu pelo fato de o estado ser referência em política educacional de qualidade. "Esta é a primeira vez que esta reunião ocorre em um país do Sul Global e nós estamos muito orgulhosos disso. Existe uma diversidade grande de países e representantes que ampliam a relevância desse encontro e a mensagem que ele passa ao mundo. Realizamos diversos trabalhos nesses últimos dias que colocaram no centro do debate a equidade e o financiamento da educação", afirmou Santana. O Programa Pé-de-Meia tem sido apontado como boa prática nas duas dimensões destacadas pelo encontro.
“Queremos assegurar a educação pública de qualidade para todos, garantindo que nenhum jovem esteja fora da escola. Nesses quase dois anos de governo, focamos na criação de políticas que trabalham para atingir esse objetivo, como o Pacto Nacional pela Alfabetização da Idade Certa, o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada e o Pé-de-Meia. Para continuar com essas melhorias, precisamos de diálogos como os que têm sido promovidos nesta reunião”, completou o ministro.
A educação é mais do que um objetivo estratégico, ela é na verdade o principal caminho para a construção de um mundo mais justo e um planeta sustentável. A escolha do Brasil e do Ceará para receber esse evento representa um exemplo claro de como políticas educacionais inclusivas, focadas na educação básica, podem reverter desigualdades e transformar comunidades.
Segundo Stefania Giannini, diretora-geral adjunta de Educação da Unesco, os debates dos próximos dias vão se concentrar em equidade e inclusão, "que são o fundamento de todo progresso e desenvolvimento social. Dados da Unesco nos mostram que, desde 2015, 110 milhões de jovens foram matriculadas em escolas. No entanto, a mesma pesquisa aponta que cerca de 250 milhões crianças e adolescentes ainda não frequentam a escola, o que é um grande problema. A educação é um direito humano não negociável e precisamos encorajar fortes medidas para aumentar e compartilhar seu financiamento.”
Convidados – Foram convidados para a GEM todos os 194 países-membros da Unesco, aos quais se somam representantes de estudantes, de trabalhadores da educação, de organizações da sociedade civil, de acadêmicos, além de outros representantes internacionais. Estima-se que 600 pessoas estarão reunidas no Centro de Eventos do Ceará nos dias 31 de outubro e 1º de novembro.
GT de Educação do G20 – A GEM ocorre logo após as reuniões do Grupo de Trabalho (GT) de Educação do G20 e da Ministerial, realizadas como atividades da Semana Ceará: Centro Global da Educação entre os dias 29 e 31 de outubro.
Serviço
Reunião Mundial sobre Educação (GEM)
-
Abertura da Reunião Mundial sobre Educação (GEM) e lançamento do Relatório GEM
Data: 31 de outubro de 2024 (quinta-feira)
Horário: Das 8h30 às 11h30 (horário de Brasília)
Local: Centro de Eventos do Ceará
Endereço: Av. Washington Soares, 999, Edson Queiroz, Fortaleza (CE)
Transmissão: Canal do MEC no YouTube
A entrada dos jornalistas se dará mediante credenciamento realizado até 23 de outubro.
-
Cobertura do almoço de ministros do G20 em homenagem à alimentação escolar
Data: 31 de outubro de 2024 (quinta-feira)
Horário: Das 12h às 14h (horário de Brasília)
Local: Escola Estadual de Educação Profissional (EEEP) Jaime Alencar de Oliveira
Endereço: Av. Rogaciano Leite, 2285, Eng. Luciano Cavalcante, Fortaleza (CE)
A entrada dos jornalistas se dará mediante credenciamento. Fotógrafos e cinegrafistas acessarão o refeitório da escola no momento inicial do almoço.
Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Assessoria Internacional (AI)