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MEC anuncia seleção para Parlamento Juvenil do Mercosul
Foto: Divulgação/MEC
O Ministério da Educação (MEC) promoverá, no dia 8 de outubro, um encontro nacional de mobilização de estudantes e redes de ensino em preparação para o Parlamento Juvenil do Mercosul (PJM). O projeto visa promover o protagonismo juvenil ao oferecer um espaço para alunos do ensino médio debaterem temas como educação, trabalho, direitos humanos e integração regional. O evento também lançará o edital que abre o processo seletivo para participação no PJM.
O encontro vai acontecer na sede do MEC, em Brasília (DF), das 9h às 12h. Além de secretários da Pasta, estarão presentes representantes da Comissão Nacional de Políticas Educacionais para a Juventude do MEC; do Conselho Nacional dos Secretários de Educação (Consed); da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes); e da Frente Parlamentar da Juventude (FPJovem).
O edital vai selecionar 81 jovens brasileiros, três por unidade da Federação, para representarem seus estados e o país. Os selecionados participarão de etapa nacional preparatória e, depois, do encontro internacional, que ocorrerá em Foz do Iguaçu (PR), em agosto de 2025. Na ocasião, terão a oportunidade de colaborar para a elaboração da Declaração do Parlamento Juvenil do Mercosul. Nessa edição, o tema do PJM será “Integração regional e as mudanças climáticas”.
A seleção é aberta a estudantes do 1º e 2º ano do ensino médio regular de escolas públicas estaduais e municipais. Os alunos devem ter: boa presença e rendimento escolar, com no mínimo 75% de frequência e aprovação em todas as disciplinas no primeiro semestre de 2024; capacidade de convivência com pessoas de diferentes culturas; assim como disponibilidade e autorização dos pais para participar de viagens nacionais e internacionais supervisionadas.
Serão reservadas 50% das vagas nas fases de seleção a estudantes negros, indígenas, quilombolas e com deficiência. Caso as vagas reservadas não sejam preenchidas, elas serão destinadas à ampla concorrência.
Inscrições – As inscrições para essa edição do programa serão realizadas entre 8 de outubro e 7 de novembro, por meio de formulário oficial a ser disponibilizado na página do Parlamento Juvenil do Mercosul. Para participar, o estudante deverá apresentar um projeto de autoria própria (com a orientação de um professor) focado no estímulo à participação juvenil no ambiente escolar, além de um termo de ciência e autorização dos pais.
Os critérios de avaliação dos projetos incluem: originalidade, relevância para a comunidade escolar e viabilidade de execução. A avaliação será promovida por comissões julgadoras de cada unidade da Federação, que selecionarão os seis melhores projetos por estado, totalizando 162 projetos em todo o país. Os projetos selecionados nessa primeira fase passarão por votação popular eletrônica, entre 19 e 21 de fevereiro de 2025, que selecionará os 81 finalistas para a etapa nacional. Os candidatos poderão realizar campanhas eleitorais em suas escolas e redes sociais.
Curso de formação – Os estudantes eleitos participarão de um curso de formação em Brasília, em julho de 2025, onde serão capacitados para atuar como parlamentares juvenis. Ao final do curso, serão definidos um titular e dois suplentes por estado, para representar o Brasil na etapa internacional do PJM, em Foz do Iguaçu.
O curso prevê o desenvolvimento de habilidades como resolução de problemas, construção de argumentação e cidadania responsável — competências alinhadas também à matriz do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Parlamento – O Parlamento Juvenil do Mercosul é uma iniciativa do Setor Educacional do Mercosul (SEM), criada em 2010 com o objetivo de oferecer um espaço para o protagonismo juvenil em discussões sobre os sistemas educacionais dos países da região. Isso proporciona aos jovens estudantes de nível médio de escolas públicas dos países-membros e associados do bloco um espaço de encontro e diálogo.
O programa se propõe a ajudar os jovens a compreender o mundo, resolver problemas e atuar de forma cidadã, ética e responsável em sua comunidade e na sociedade. Além disso, desenvolvem competências e habilidades como domínio da linguagem, compreensão de fenômenos, enfrentamento de situações-problema, construção de argumentação e elaboração de propostas.
Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi)