Notícias
FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Abertas inscrições para mestrado em educação inclusiva
Foto: Divulgação IFCE
O Ministério da Educação (MEC) — por meio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) — vai ofertar 570 vagas do Programa de Mestrado Profissional em Educação Inclusiva em Rede Nacional (Profei), destinado a professores das redes públicas de educação básica. O número de vagas é 90% maior do que no edital de 2024. As inscrições começam nesta segunda-feira, 21 de outubro, e vão até 7 de novembro, pela página do Profei. As aulas terão início em 2025.
A iniciativa faz parte do Programa de Mestrado para Qualificação de Professores da Rede Pública de Educação Básica (ProEB), da Capes. As vagas serão oferecidas em parceria com 28 instituições de ensino superior.
O objetivo do mestrado é preparar os profissionais da educação para tornar o ambiente e o atendimento escolar efetivamente inclusivos, por meio da aplicação de metodologias inovadoras. Entre o público a ser contemplado, estão pessoas com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento, altas habilidades e superdotação; populações indígena, quilombola e do campo; e estudantes de diferentes gêneros.
O curso tem formato híbrido — on-line e presencial — e busca desenvolver o processo formativo profissional para construir uma sociedade mais inclusiva e dar oportunidade aos estudantes de aprimorarem seu potencial e habilidades dentro do ambiente escolar.
O mestrado conta com a parceria e o apoio técnico da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi) do MEC para atender aos marcos legais, além da afirmação e do fortalecimento da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva.
O Profei qualifica professores no âmbito das políticas públicas de inclusão escolar e de uso das tecnologias digitais de informação e comunicação. Desde 2020, quando foi criado, o programa já titulou 150 mestres em todo o país.
ProEB – O Programa de Mestrado para Qualificação de Professores da Rede Pública de Educação Básica proporciona a formação continuada stricto sensu, em nível de mestrado e doutorado profissional, aos professores em exercício na rede pública de educação básica, com aulas semipresenciais. O programa, criado em 2011, apoia as instituições associadas responsáveis pela implantação e execução de cursos com áreas de concentração e temáticas vinculadas diretamente à melhoria da educação básica, em todo o território nacional. Ao todo, são 13 cursos em funcionamento: 12 de mestrado e um de doutorado.
Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Redação CGCOM/Capes