Notícias
EDUCAÇÃO BÁSICA
Webinário do MEC aborda direito de aprender matemática
Foto: Gaia Schüler/MEC
O Ministério da Educação (MEC) realizará, na quinta-feira, 21 de novembro, o webinário “Compromisso nacional com o direito de aprender matemática: o ensino de matemática e a equidade”. A iniciativa, promovida pela Secretaria de Educação Básica (SEB) da Pasta, vai anunciar os princípios da Política Nacional para Fortalecimento do Ensino de Matemática, que está sendo elaborada pelo MEC.
Os dados mostram que estudantes pretos, pardos e indígenas constituem o grupo com menor proficiência em matemática. Historicamente, essa área do conhecimento tem sido moldada por paradigmas ocidentais, ocultando saberes produzidos por diferentes culturas ao redor do mundo. Uma visão decolonial da ciência pode descontruir essas hegemonias e promover um ensino de matemática que valorize as contribuições de povos indígenas e africanos.
Nesse sentido, serão discutidos os princípios da política nacional para o ensino da matemática na perspectiva da equidade, bem como o papel da matemática na promoção de uma educação crítica e emancipatória.
O evento contará com a participação de pesquisadores e educadores que trabalham na interseção entre educação matemática e decolonialidade, trazendo exemplos práticos de como essas abordagens podem ser incorporadas no currículo e na sala de aula.
Ivanildo Carvalho, professor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e líder do Grupo de Pesquisa Aya-Sankofa de Estudos Decoloniais e Afrocentrados em Educação Matemática, abordará a “Decolonialidade no ensino da matemática: sensibilização sobre a temática e possibilidades de práticas pedagógicas para professores dos anos finais”.
Já Daniel Lima, professor da Universidade do Estado Rio de Janeiro (UERJ), fará uma apresentação a partir do tema “Práticas pedagógicas antirracistas: experiências e possibilidades”.
A programação contará também com a exposição do diretor de Políticas e Diretrizes da Educação Integral Básica, Alexsandro Santos. Ele apresentará o compromisso do MEC com a construção de uma Política Nacional para Fortalecimento do Ensino de Matemática, trazendo dados de recorte racial e de equidade na garantia do direito de aprender matemática.
Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da SEB