Notícias
EDUCAÇÃO BÁSICA
Seminário debate desenvolvimento integral da criança
Foto: Leonardo Gomes/MEC
O Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Básica (SEB), promoveu o Seminário Internacional sobre Desenvolvimento Integral da Criança e Bem-Estar do Professor: Cultivando Bases Emocionais, Sociais e Cognitivas nesta quinta-feira, 21 de novembro. Durante o encontro, foi lançado o curso “Estratégias socioemocionais para as infâncias”, que estará disponível no Ambiente Virtual de Aprendizagem do MEC (Avamec).
O curso é gratuito e a formação permitirá que professores e educadores conheçam os conceitos centrais das habilidades socioemocionais e da metodologia SEL Kernels (do inglês Social-Emotional Learning). Ela utiliza brincadeiras como meio de aprendizagem e de aplicar as habilidades com as crianças. Desenvolvida pelo Easel Lab de Harvard, essa abordagem inclui um conjunto de atividades, jogos e rotinas aplicáveis em diversos contextos.
“Não temos uma única infância e isso precisa ser levado em consideração nos momentos de construção de políticas públicas e de projetos como o que estamos lançando hoje”, apontou a secretária de Educação Básica, Kátia Schweickardt. “É necessário um olhar atento e cuidadoso para garantir o direito à educação para as múltiplas infâncias. As experiências socioemocionais não estão pairando em uma nuvem e elas não são as mesmas para todas as crianças, então o modo como elas são gerenciadas e vivenciadas nos diferentes contextos faz muita diferença.”
Formação – A trilha formativa inclui dois cursos: um introdutório e outro de aprofundamento em aprendizagem socioemocional e nos SEL Kernels. Essa iniciativa é fruto da experiência adquirida pela implementação dos Kernels no território amazônico, nomeada de Projeto Caroço, que capacitou professores e profissionais da educação para práticas pedagógicas aplicáveis à realidade brasileira. No início de 2025, será lançado um percurso de aprofundamento, ampliando o acesso e proporcionando um conhecimento ainda mais detalhado e contextualizado sobre essa abordagem.
Participantes – Estiveram presentes, na mesa de abertura, a coordenadora do Projeto Caroço Amazonas e diretora do Espaço Àra, Ana Luiza Colagrossi; o secretário municipal de Iranduba (AM), Altemar Leão; a gerente de Desenvolvimento e Soluções da Fundação Itaú Social, Sônia Dias; a representante da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação, Mariestela Guassel; a responsável pela formação dos profissionais de educação da Secretaria de Educação do Distrito Federal, Linair Martins; a diretora do Easel Lab e professora de Harvard, Stephanie Jones; e o professor Gerald Lesser, da Universidade de Educação de Harvard.
O evento é realizado em parceria com o Laboratório de Abordagens Ambientais para a Aprendizagem Socioemocional (Easel Lab) de Havard e o Instituto Itaú Social.
Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da SEB