Notícias
EDUCAÇÃO BÁSICA
Seminário debate desenvolvimento da criança e bem-estar do professor
Foto: Divulgação MEC
O Ministério da Educação (MEC) realizará, na quinta-feira, 21 de novembro, o Seminário Internacional Desenvolvimento Integral da Criança e Bem-Estar do Professor - Cultivando Bases Emocionais, Sociais e Cognitivas. O evento é organizado pela Secretaria de Educação Básica (SEB) e vai acontecer no auditório do MEC, em Brasília (DF). Os temas debatidos serão: “Desenvolvimento integral na infância: base socioemocional” e “As aprendizagens sociais e emocionais na educação”.
Durante o seminário, o MEC lançará o curso “Estratégias Socioemocionais para as Infâncias”. O objetivo é contribuir para o desenvolvimento socioemocional de crianças no ambiente escolar e familiar, além de promover o desenvolvimento de habilidades socioemocionais para as infâncias. O curso é gratuito e estará disponível no Ambiente Virtual de Aprendizagem do Ministério da Educação (Avamec). No início de 2025, será lançado um percurso de aprofundamento, ampliando o acesso e proporcionando um conhecimento ainda mais detalhado e contextualizado sobre essa abordagem.
A formação permitirá que professores e educadores conheçam os conceitos centrais das habilidades socioemocionais e da metodologia SEL Kernels (do inglês Social-Emotional Learning). Ela utiliza brincadeiras como meio de aprendizagem e de aplicar as habilidades com as crianças. Desenvolvida pelo Easel Lab de Harvard, essa abordagem inclui um conjunto de atividades, jogos e rotinas aplicáveis em diversos contextos.
Sonia Dias, gerente de Desenvolvimento e Soluções do Itaú Social, explica que os SEL Kernels foram projetados para serem flexíveis, acessíveis e eficazes na promoção de competências fundamentais, como o reconhecimento e a gestão de emoções, a comunicação assertiva e a capacidade de resolução de conflitos.
“Essas habilidades são essenciais não apenas para o desenvolvimento integral das crianças, mas também para oferecer bases sólidas para que enfrentem desafios, construam relações saudáveis e fortaleçam a empatia e a abertura para compreender os sentimentos dos outros”, disse.
A trilha formativa inclui dois cursos: um introdutório e outro de aprofundamento em aprendizagem socioemocional e nos SEL Kernels. Essa iniciativa é fruto da experiência adquirida pela implementação dos Kernels no território amazônico, nomeada de Projeto Caroço, que capacitou professores e profissionais da educação para práticas pedagógicas aplicáveis à realidade brasileira.
As práticas foram implementadas, ainda, em municípios e estados no Brasil e em outros países, recebendo nomes distintos conforme a adaptação a cada realidade local, como “Sementes” em Paraty (RJ) e “Base” no Rio de Janeiro (RJ).
O curso “Estratégias Socioemocionais para as Infâncias” é uma parceria entre o MEC, a Easel Lab da Faculdade de Educação de Harvard e a Fundação Itaú.
Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da SEB