Notícias
ENSINO MÉDIO
Participantes concluem primeiro dia do Enem 2024
Foto: Divulgação/Inep
O Ministério da Educação (MEC) — por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) — encerrou, às 19h (horário de Brasília) deste domingo, 3 de novembro, a aplicação regular do primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024. Participantes com tipos de atendimento especializado poderão encerrar a prova após esse horário. Neste primeiro dia, os inscritos fizeram provas de linguagens e ciências humanas, além da redação, com o tema “Desafios para a valorização da herança africana no Brasil”.
O balanço preliminar deste primeiro dia do Enem será divulgado pelo MEC e pelo Inep em coletiva de imprensa na sede do Instituto, em Brasília (DF). Dados consolidados serão anunciados em 13 de janeiro de 2024, juntamente com os resultados individuais.
A aplicação do Enem continuará no próximo domingo, 10 de novembro, quando os participantes resolverão itens de ciências da natureza e matemática. O gabarito oficial e os cadernos de questões serão divulgados no portal do Inep no dia 20 de novembro.
Enem – O Exame Nacional do Ensino Médio avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. Ao longo de mais de duas décadas de existência, o Enem se tornou a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (Prouni).
Instituições de ensino públicas e privadas utilizam o Enem para selecionar estudantes. Os resultados são usados como critério único ou complementar dos processos seletivos, além de servirem de parâmetro para acesso a auxílios governamentais, como o proporcionado pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
Os resultados individuais do Enem também podem ser aproveitados nos processos seletivos de instituições portuguesas que possuem convênio com o Inep para aceitar as notas do exame. Os acordos garantem acesso facilitado às notas dos estudantes brasileiros interessados em cursar a educação superior em Portugal.
Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações do Inep