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EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA
MEC participa da COP29 no Azerbaijão
O Ministério da Educação (MEC) enviou representação à 29ª Conferência das Partes (COP29), realizada em Baku, Azerbaijão, de 11 a 22 de novembro. A Conferência das Partes é um encontro anual promovido pela Organização das Nações Unidas (ONU) — no qual líderes mundiais, cientistas, organizações não governamentais e representantes da sociedade civil discutem ações para combater as mudanças do clima.
O MEC foi representado pelo diretor de Articulação e Fortalecimento da Educação Profissional e Tecnológica da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec/MEC), Cláudio Alex Jorge. Ele participou das discussões relativas à educação no contexto das mudanças climáticas, contribuindo para o compartilhamento de experiências das políticas e ações brasileiras.
Na programação, o MEC teve participação na Mesa-Redonda Ministerial sobre Educação para a Sustentabilidade e o Fortalecimento da Alfabetização Climática. Além disso, integrou a mesa-redonda que discutiu como a educação profissional e tecnológica (EPT) pode impactar a bioeconomia e a diversidade da Amazônia, junto com representações do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), da Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) e da Secretaria de Educação dos Estados da Amazônia Legal.
“A COP tem como objetivo principal discutir mecanismos que possam combater os efeitos das mudanças climáticas. Nesse sentido, a educação profissional e tecnológica tem potencial para desempenhar um papel primordial no desenvolvimento de habilidades e tecnologias mais sustentáveis, ao promover o empreendedorismo, a pesquisa, a extensão e a inovação, que permitem combinar conhecimentos tradicionais e novas tecnologias”, afirmou Cláudio Alex Jorge.
Segundo o gestor, a EPT contribui não apenas para a formação de profissionais qualificados, mas também para a construção de uma sociedade mais resiliente, capaz de enfrentar os desafios climáticos com soluções inovadoras e práticas que promovam a sustentabilidade e a preservação ambiental. “Nesse contexto, a COP29 foi uma oportunidade para o MEC apresentar, em um cenário global de desafios trazidos pelas mudanças climáticas, as diversas políticas exitosas que estão em curso, da educação básica à pós-graduação, que podem liderar o caminho para um futuro mais sustentável”, destacou.
Durante o evento, a Pasta também identificou oportunidades para inclusão da educação — especialmente da EPT — na agenda de ação da COP30, que será realizada no Brasil pela primeira vez, em Belém (PA), no próximo ano.
COP29 – A Conferência das Partes é o maior evento sobre mudanças climáticas do mundo, com a participação de líderes mundiais, representantes de governos e empresários que discutem pautas como financiamento climático e transição energética. Este ano, a reunião aconteceu no Azerbaijão, país situado na região do Cáucaso, entre o Leste Europeu e a Ásia Ocidental. No próximo ano, a COP30 vai ser realizada, pela primeira vez, em território brasileiro, na capital paraense. O evento deste ano também foi uma oportunidade de divulgar o potencial turístico de Belém, além de atrair atenção global para a biodiversidade e a sustentabilidade do Brasil.
Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Setec