Notícias
EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA
MEC inicia a 4ª Semana da EPT
Nesta terça-feira, 26 de novembro, o Ministério da Educação (MEC) iniciou a quarta edição da Semana Nacional da Educação Profissional e Tecnológica (SNEPT). Ela vai ocorrer até quinta-feira, 28 de novembro, na Arena BRB - Estádio Mané Garrincha, em Brasília (DF). O evento tem por objetivo ampliar o reconhecimento social e a atratividade da educação profissional e tecnológica (EPT), por meio da integração, da interação e do intercâmbio das ações, dos projetos e das pesquisas desenvolvidos pelas instituições de ensino. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site do evento.
Durante a abertura da Semana da EPT, o ministro de Estado da Educação, Camilo Santana, informou que o evento representa o compromisso com a educação pública, inclusiva, qualitativa e focada nos problemas do futuro. “A educação profissional e tecnológica é fundamental para transformar a vida de jovens brasileiros, que já saem da escola com uma profissão. Além disso, a feira serve para mostrar para todo o país o talento dos alunos e professores e para apresentar tudo o que está sendo produzido nas instituições federais”, apontou.
Santana também comentou sobre o Programa Juros pela Educação, que visa, principalmente, ampliar a oferta da EPT. Por meio dele, estados poderão reduzir o percentual dos juros das dívidas perante a União, transformando essa diferença em um fundo de investimento para a educação. O programa já foi aprovado pelo Senado e agora está em tramitação na Câmara dos Deputados.
“Este é o momento que coincide com a retomada da esperança, por meio de novas políticas e programas”, disse o secretário de Educação Profissional e Tecnológica, Marcelo Bregagnoli. “A educação profissional e tecnológica preza pela redução das desigualdades sociais e educacionais, ao mesmo tempo em que melhora a qualidade de vida e as oportunidades para o futuro dos estudantes.”
Para a aluna Stéfane Andrade, do curso técnico de Agroindústria do Centro Técnico de Educação Profissional (Cetep) Rio das Contas (BA), a escola técnica foi uma chance de se preparar melhor para a vida profissional. “Eu fui atrás de uma instituição como essa porque queria encontrar uma formação que me preparasse melhor para o mercado de trabalho. Por meio da escola, eu pude ampliar meus conhecimentos fora da sala de aula e pensar mais sobre os desafios dos novos tempos. A educação tem o poder de transformar nossas vidas e o mundo como um todo”, concluiu.
De acordo com Felipe Andrade, estudante do Instituto Federal Sul-Rio-Grandense, “o IF [instituto federal] prepara a gente para o mundo real e para as situações que verdadeiramente afetam nossa vida pessoal e profissional. Este tipo de evento nos traz uma oportunidade multicultural e que mostra que a escola é muito mais do que quadro, giz, prova e sala de aula. Os IFs nos mostram que aprender pode e deve ser divertido e interessante”.
“A educação é estruturante e fundamental para transformar a vida das pessoas, ainda mais em um período de tanta desinformação”, disse a ministra de Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos. “A Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, ao longo de todos os 115 anos, trouxe mudanças significativas para o Brasil por meio da pesquisa, do ensino, da extensão e da divulgação científica.”
Durante a abertura, foi realizada a obliteração de selo dos Correios comemorativo dos 115 anos da Rede Federal e houve apresentação da Filarmônica da Escola de Música da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, composta por estudantes e professores.
Programação – O evento tem como tema “Inovação, Inclusão e Sustentabilidade” e conta com mesas de debate, palestras, oficinas, mostra de projetos e unidades móveis com atividades interativas.
Para esta edição, a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) selecionou mais de 400 projetos de 56 instituições de todos estados do Brasil, incluindo as redes federal, estadual e privada, além dos serviços nacionais de aprendizagem. Toda a programação está disponível na página da Semana no portal do MEC.
Durante o evento, serão apresentadas pesquisas que envolvem tecnologias 3D, prototipagem, aplicativos, simuladores, jogos, educação assistiva e inclusiva, inteligência artificial, robótica, cidades inteligentes, drones, realidade virtual, entre outros.
Participantes – Também estiveram presentes, na mesa de abertura do evento, o ministro de Estado da Secretaria-Geral da Presidência da República, Márcio Macedo; o presidente dos Correios, Fabiano Silva; e o presidente do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), Elias Monteiro.
Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Setec