Notícias
ENEM
Enem 2024: Portões abertos para o 2º dia de exame
O Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) realizam, neste domingo, 10 de novembro, o segundo dia de aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024. Os participantes poderão acessar os locais de prova até às 13h. A aplicação começa às 13h30 (horário de Brasília).
Neste domingo, os inscritos terão cinco horas para resolverem 45 questões de cada área do conhecimento — ciências da natureza e suas tecnologias, e matemática e suas tecnologias. Os participantes regulares terão até as 18h30 para concluir o exame.
- Aqueles que solicitaram tempo adicional e tiveram o pedido aprovado terão uma hora a mais para responder às provas.
Documentação – A documentação para o segundo dia do Enem 2024 segue as mesmas regras do primeiro dia. As versões digitais da Carteira de Identidade Nacional (CIN), do e-Título, da CNH e do RG poderão ser apresentados por meio do aplicativo Gov.br.
Também são documentos válidos: cédulas de Identidade expedidas por secretarias de Segurança Pública, polícias Militar e Federal ou pelas Forças Armadas; Passaporte; identificação fornecida por ordens ou conselhos de classes que, por lei, tenha validade como documento de identidade; Carteira Nacional de Habilitação, na forma da Lei nº 9.503, de 23 de setembro de 1997; Carteira de Trabalho e Previdência Social impressa e expedida após 27 de janeiro de 1997.
Confira os documentos aceitos, em casos de estrangeiros:
- Passaporte;
- Identidade expedida pelo Ministério da Justiça para estrangeiros, inclusive aqueles reconhecidos como refugiados, em consonância com a Lei nº 9.474, de 22 de julho de 1997;
- Carteira de Registro Nacional Migratório, de que trata a Portaria nº 11.264, de 24 de janeiro de 2020;
- Documento Provisório de Registro Nacional Migratório, de que trata a Portaria nº 11.264, de 24 de janeiro de 2020;
- Cédula de identidade civil ou documento estrangeiro equivalente, emitido por Estado parte ou associado ao Mercosul, nos termos do Acordo sobre Documentos de Viagem dos Estados Partes do Mercosul e Estados Associados.
Caneta – A prova deve ser respondida com caneta esferográfica de tinta preta fabricada em material transparente. Apenas para os estudantes que solicitaram atendimento especializado para transtorno do espectro autista é permitido utilizar caneta fabricada em material transparente com tinta colorida, para uso exclusivo em marcações no Caderno de Questões. O Cartão-Resposta desses estudantes também deve ser preenchido com caneta de tinta preta.
Enem – O Exame Nacional do Ensino Médio avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. Ao longo de mais de duas décadas de existência, tornou-se uma das principais portas de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (ProUni), ambas ações do Ministério da Educação (MEC).
Instituições de ensino públicas e privadas utilizam o Enem para selecionar estudantes. Os resultados são usados como critério único ou complementar dos processos seletivos, além de servirem de parâmetros para acesso a auxílios governamentais, como o proporcionado pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
Os resultados individuais do Enem também podem ser usados nos processos seletivos de instituições portuguesas que possuem convênio com o Inep para aceitarem as notas do exame. Os acordos garantem acesso facilitado às notas dos estudantes brasileiros interessados em cursar a educação superior em Portugal.
Assessoria de Comunicação Social do MEC