Notícias
INTERNACIONAL
Divulgado resultado final do Programa de Estudantes-Convênio
Foto: Divulgação/MEC
O Ministério da Educação (MEC), em parceria com o Ministério das Relações Exteriores (MRE), divulgou o resultado final da edição de 2025 do Programa de Estudantes-Convênio (PEC) nas modalidades Graduação (PEC-G) e Português como Língua Estrangeira (PEC-PLE). A lista dos candidatos selecionados pode ser conferida no portal do MRE.
São 1.390 estudantes, de 49 nacionalidades, os quais realizarão cursos no Brasil a partir do ano que vem. Pela primeira vez, todos os estados do país receberão estudantes internacionais do programa.
Os cursos com o maior número de participantes do PEC são Enfermagem, Administração, Medicina, Engenharia de Computação, Odontologia, Engenharia Civil, Relações Internacionais, Agronomia, Economia e Arquitetura. No total, 166 cursos diferentes receberão os estudantes, com equilíbrio entre as áreas de ciências exatas (37%); ciências biológicas (31%); e ciências humanas e artes (31%). Das pessoas selecionadas, 50% são mulheres e 85% procedem do continente africano.
Mais de 40% dos selecionados realizarão cursos de Português como Língua Estrangeira (PEC-PLE), em 39 instituições de ensino superior, até a obtenção do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras). Concluída essa etapa, os estudantes iniciarão a graduação.
Com o resultado do PEC-G e PEC-PLE 2025, o Brasil reforça seu compromisso com a mobilidade acadêmica internacional e o fortalecimento de vínculos com nações amigas.
Programa de Estudantes-Convênio – Criado em 1965, o PEC-G completará 60 anos em 2025 e é um dos mais antigos e importantes instrumentos de política externa e de apoio à internacionalização das instituições de educação superior brasileiras. Sem pretender exclusividade, a iniciativa facilita o acesso das instituições participantes a candidatos estrangeiros ao oferecer a rede de postos do MRE no exterior como ponto de divulgação, de contato e de coleta da documentação dos estudantes interessados. A Portaria Interministerial nº 7/2024, publicada em julho deste ano, modernizou o programa a fim de atrair mais estudantes estrangeiros para o Brasil.
Mais de 10 mil estudantes já participaram do PEC-G, ao qual já aderiram mais de 100 instituições de educação superior do país. Entre os ex-alunos de maior notoriedade, está o atual presidente de Cabo Verde, José Maria Neves, que estudou Administração na Fundação Getúlio Vargas (FGV) nos anos 1980.
Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Secretaria de Educação Superior (Sesu)