Configurações avançadas de cookies
Para melhorar a sua experiência na plataforma e prover serviços personalizados, utilizamos cookies.
Notícias
GESTÃO ESCOLAR
Foto: Fábio Nakakura/MEC
Nesta terça-feira, 12 de novembro, é celebrado o Dia do Diretor Escolar. A data foi instituída em reconhecimento ao trabalho desse profissional, que é responsável pela gestão e administração do ambiente escolar. O Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Básica (SEB), promove uma série de ações de valorização e formação em gestão escolar.
De acordo com dados do Censo Escolar de 2023, o Brasil tem cerca de 144 mil diretores escolares. Desse total, 81% são mulheres e 59% são formados em pedagogia.
Essas gestoras e gestores desempenham um trabalho central para a melhoria da qualidade educacional em todo o país. Elas e eles garantem o bom funcionamento das escolas e são essenciais para um clima escolar agradável e para o desenvolvimento integral dos nossos estudantes.” Secretária de Educação Básica, Kátia Schweickardt
A secretária de Educação Básica, Kátia Schweickardt, destaca a influência desses profissionais na melhoria da qualidade da educação: “Essas gestoras e gestores desempenham um trabalho central para a melhoria da qualidade educacional em todo o país. Junto das professoras e dos professores e de toda a equipe escolar, elas e eles garantem o bom funcionamento das escolas e são essenciais para um clima escolar agradável e para o desenvolvimento integral dos nossos estudantes”.
Formações – Para esse público, o MEC instituiu, em maio, o Programa de Formação Continuada para Diretores Escolares e Técnicos das Secretarias de Educação (Proditec). O programa desenvolve ações de formação continuada em parceria com estados e municípios de forma a contribuir para a gestão de excelência nas secretarias de educação e nas escolas públicas. O objetivo é melhorar os resultados de aprendizagem dos estudantes nas várias etapas da educação básica e nas diversas modalidades de ensino. Este ano, estão sendo formados 3.200 diretores escolares em 224 municípios. Mais de R$ 10 milhões estão sendo investidos no programa.
O Curso de Aperfeiçoamento em Mentoria de Diretores Escolares é ofertado como parte do Proditec. São 3.200 vagas por semestre para os diretores e técnicos das secretarias de educação de todas as unidades da Federação, em parceria com oito universidades públicas. Para o ano que vem, o número de vagas será ampliado para 15 mil por semestre e serão formalizadas parcerias com 30 universidades federais. O investimento será de R$ 30 milhões.
Em parceria com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), o MEC ofertará, a partir de 2025, 9.800 vagas no Curso de Especialização em Gestão Escolar por meio da Universidade Aberta do Brasil (UAB). A iniciativa procura formar profissionais capazes de atuar no contexto do setor de educação à luz da ética. Assim, contribui para o alcance dos objetivos das organizações, além de potencializar a execução de atividades de administração e de prestação de serviços.
Há, ainda, cursos no Ambiente Virtual de Aprendizagem do Ministério da Educação (Avamec):
Gestão escolar: uma formação que aborda todo o processo de gerência de pessoas, instituições, materiais e recursos elementares;
Mentoria de diretores escolares: curso criado para atender às demandas da gestão escolar e efetivar a mentoria de diretores, por meio de troca de experiências, vivências e aprendizados entre pares;
Liderança escolar: oferece treinamento dinâmico para transformar gerentes eficientes em líderes inspiradores, alinhando conhecimentos técnicos a boas práticas.
De acordo com o coordenador-geral de Formação de Gestores e Técnicos da Educação Básica, da Diretoria de Formação Docente e Valorização dos Profissionais da Educação (Difor) da SEB, Roberto Junior, a liderança dos diretores escolares desempenha um papel central no avanço da qualidade educacional. Há impacto direto na promoção de práticas pedagógicas eficazes, no engajamento da família e da comunidade escolar, assim como na criação de uma cultura de motivação entre os estudantes e educadores.
“Pesquisas indicam que, entre os fatores intraescolares, a atuação dos diretores escolares é o segundo elemento de maior relevância para a melhoria dos resultados educacionais, sendo superado apenas pela influência direta dos professores em sala de aula. Porém, é importante registrar que a ação de um professor está mais relacionada a uma sala de aula ou uma disciplina, enquanto a ação do diretor escolar envolve toda a escola”, explica ele.
Webinário – Como parte das comemorações, o MEC realizou, nesta terça-feira (12), o Webinário Diretor Escolar: da formação continuada à liderança transformadora. Transmitido pelo Canal do MEC no YouTube, o encontro contou com as palestras “Formação continuada, lideranças e mudanças na escola” e “Proditec: ampliando a formação continuada para Diretores Escolares”, além de um círculo de diálogo com gestores de escolas públicas das cinco regiões do Brasil.
Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da SEB