Notícias
ENEM
Começa aplicação do 2º dia do Enem 2024
Foto: Divulgação/MEC
Os participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 deram início, às 13h30 (horário de Brasília) deste domingo, 10 de novembro, à realização das provas de ciências da natureza e suas tecnologias, e matemática e suas tecnologias.
Ao todo, serão cinco horas de aplicação regular, com encerramento às 18h30. Aqueles que adquiriram tempo adicional, por meio da solicitação de atendimento especial, terão mais uma hora para concluir o exame.
Balanços das aplicações – O Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgarão o balanço preliminar em coletiva de imprensa realizada na sede do Instituto, em Brasília (DF), a partir das 19h, após o encerramento da aplicação.
Enem – O Exame Nacional do Ensino Médio avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. Ao longo de mais de duas décadas de existência, tornou-se uma das principais portas de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (Prouni), ambas ações do Ministério da Educação (MEC).
Instituições de ensino públicas e privadas utilizam o Enem para selecionar estudantes. Os resultados são usados como critério único ou complementar dos processos seletivos, além de servirem de parâmetro para acesso aos auxílios governamentais, como o proporcionado pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
Os resultados individuais do Enem também podem ser usados nos processos seletivos de instituições portuguesas que possuem convênio com o Inep para aceitarem as notas do exame. Os acordos garantem acesso facilitado às notas dos estudantes brasileiros interessados em cursar a educação superior em Portugal.
Acesse o edital do Enem 2024
Acesse a retificação que modificou o cronograma do exame
Acesse o edital do Enem 2024 (Libras)
Acesse a Página do Participante
Saiba mais sobre o Enem
Assessoria de Comunicação Social do MEC