Notícias
FIES
Saiba como se inscrever no Fies
O período de inscrições para o processo seletivo do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), referente ao primeiro semestre de 2024, vai até o dia 15 de março. Nessa edição, o Ministério da Educação (MEC) ofertará 67.301 vagas, para financiamento em 1.260 instituições privadas de educação superior.
Este ano, o MEC criou o Fies Social, que reserva, no mínimo, 50% das vagas do Fundo para inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) que possuam renda familiar per capita de até meio salário mínimo. Para ter direito às vagas reservadas, é preciso ter feito a inscrição no CadÚnico até a data-limite de 10 de fevereiro de 2024.
O passo a passo para se inscrever no processo seletivo deste primeiro semestre de 2024 é o mesmo, tanto para aqueles que atendem aos critérios do Fies Social como para os que concorrerão às demais vagas. A única diferença é que, no caso do candidato que se inscrever para as vagas do Fies Social, o sistema indicará essa condição ao final da inscrição, ao exibir a seguinte mensagem: “Você está concorrendo na reserva de vagas do Fies Social CadÚnico”.
Todos os interessados precisam ter o Login Único do governo federal, obtido após criação de conta no gov.br. Se o interessado já estiver registrado, basta realizar o login com o Cadastro de Pessoa Física (CPF) e a senha. As inscrições para o Fies são gratuitas e devem ser efetuadas, exclusivamente, pela internet, no Portal Acesso Único.
Confira, abaixo, o passo a passo para efetuar a inscrição no processo seletivo do Fies:
O primeiro passo é acessar o Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. Em seguida, clique em “Inscreva-se”, na primeira caixa informativa do cronograma.
O portal direcionará o usuário para o Sistema do Fies. Nessa tela, basta clicar no botão “Entrar com gov.br”. Caso ainda não tenha cadastro no portal do governo federal, será necessário criar uma conta. O usuário pode clicar no link “Clique aqui” para saber como acessar (se quiser mais informações) ou pode clicar diretamente em “crie sua conta gov.br ”.
.
Ao acessar o portal gov.br, deverá realizar o login com o CPF e a senha cadastrados.
Quando o candidato realiza o login no Fies, o sistema identifica, automaticamente, a edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) válida na qual foi obtido o melhor desempenho para participar do processo seletivo. Nessa tela, o usuário deve confirmar os dados pessoais válidos, como CPF, e-mail e endereço.
O passo seguinte é o questionário socioeconômico, que deverá ser preenchido antes da etapa do grupo familiar.
Na próxima etapa, o candidato irá preencher informações sobre o grupo familiar.
No momento de escolha do grupo de preferência, será necessário preencher os campos obrigatórios para a pesquisa, como estado, município e curso. As demais informações são opcionais.
Na sequência, será preciso selecionar o curso e confirmar a escolha, clicando no botão “Escolher Curso”. O candidato pode escolher até três opções de curso, no mesmo grupo de preferência ou em grupos diferentes.
Na tela seguinte, deverá indicar, por ordem de prioridade, até três opções de cursos, turnos e locais de oferta, assim como instituições de educação dentre as disponíveis.
O último passo é a confirmação das informações preenchidas e a conclusão da inscrição, no botão “Concluir”.
No passo seguinte, o candidato poderá acompanhar a inscrição realizada. Nessa tela é possível visualizar a classificação, a nota de corte do(s) grupo(s) de preferência do candidato, bem como a quantidade de vagas disponibilizadas.
No caso daqueles que se inscreveram para as vagas do Fies Social, o sistema indicará uma tarja cinza informando “Você está concorrendo na reserva de vagas do Fies Social CadÚnico”.
Durante o período de inscrição, o usuário poderá alterar suas opções de curso, turno, local de oferta e instituição, bem como cancelar a inscrição.
Uma vez realizada a alteração ou o cancelamento da inscrição concluída, o candidato deverá concluir novamente a inscrição alterada. A classificação no processo seletivo do Fies será realizada com base na última alteração efetuada e confirmada no sistema pelo candidato, com uso de CPF e senha.
Resultado – O MEC divulgará a ordem de classificação e pré-seleção no dia 21 de março, em chamada única, no Portal Único de Acesso.
Confira, abaixo, o cronograma completo:
Fies Social – A partir de 2024, com o Fies Social, o MEC visa retomar o papel social do financiamento estudantil, uma vez que ele é destinado a atender às necessidades de estudantes de baixa renda. Dessa forma, vem cumprir um papel transformador na sociedade, ao oferecer melhores condições para a obtenção de financiamento no âmbito do Fies.
Fies – O Fundo de Financiamento Estudantil, instituído pela Lei nº 10.260, de 2001, oferta vagas para financiamento de cursos de graduação em instituições não gratuitas participantes do Fies, desde que tais cursos obtenham avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).
Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Secretaria de Educação Superior (Sesu)