Notícias
ENSINO MÉDIO
Segundo Núcleo de Inovação é inaugurado em Palmas (TO)
O Ministério da Educação (MEC) participou da inauguração da segunda unidade do Núcleo de Inovação da Rede de Inovação para Educação Híbrida (Rieh), na última quinta-feira, 16 de maio, em Palmas (TO). O novo Núcleo integra um complexo multimídia, onde também foi instalado o primeiro, em outubro de 2023. Ambas as instalações são voltadas a auxiliar nas estratégias pedagógicas destinadas à educação híbrida e estão estruturadas com equipamentos subsidiados pelo MEC. O prédio fica anexado à Secretaria de Estado de Educação do Tocantins (Seduc/TO), junto à Superintendência de Educação Básica do estado.
Participaram da cerimônia de inauguração — representando o MEC — a coordenadora-geral de Ensino Médio, Valdirene Alves de Oliveira; e o coordenador nacional da Rieh, Ibsen Bittencourt, em nome também do Núcleo de Excelência em Tecnologias Sociais da Universidade Federal de Alagoas (Nees/Ufal). Gestores e servidores da Seduc/TO também estiveram presentes.
Em seu discurso, a coordenadora-geral de Ensino Médio do MEC, Valdirene Alves de Oliveira, destacou que o Núcleo de Inovação permite “oferecer as condições técnicas, políticas e pedagógicas para fazer a diferença na formação dos estudantes. É um apoio de tecnologia com possibilidades para fazer mais e ainda melhor, com a potencialidade de equipamentos e ferramentas pedagógicas que favorecem também a integração entre as escolas e os estudantes”.
O coordenador nacional da Rieh da Ufal, Ibsen Bittencourt, elencou os pilares da Rede. “Esse trabalho foi iniciado antes da pandemia e se efetiva com a inauguração do Núcleo, que traz a tecnologia como suporte e apoio para a aprendizagem. A capacitação e qualificação contínua também são um dos pilares da Rieh, e temos, ainda, a meta de realizar o monitoramento dos indicadores que nos auxiliarão a aperfeiçoarmos, cada vez mais, os serviços educacionais”, ressaltou.
De acordo com a Seduc/TO, os dois Núcleos de Inovação já inaugurados devem atender a uma média de 240 escolas estaduais de ensino médio. Isso impactará 6.238 estudantes dessa etapa de ensino, assim como fortalecerá e consolidará as aprendizagens significativas expressas no Documento Curricular do Tocantins (DCT).
A assessora de Gabinete da Seduc/TO, Markes Cristiana Oliveira, que representou o secretário de Estado de Educação, Fábio Vaz, ressaltou a relevância da inauguração. “Esse núcleo de inovação é um marco na política pública para a melhoria da aprendizagem. Com essa visão tecnológica, inovadora e com foco na recomposição das aprendizagens, o Governo do Estado busca promover a transformação da educação em todo o território do Tocantins”, ponderou.
Atendimento – No Tocantins, o Núcleo de Inovação permitirá o fortalecimento das ações dos programas de Recomposição das Aprendizagens e a Jornada Ampliada que atenderá também os estudantes do ensino médio e da educação de jovens e adultos para pessoas privadas de liberdade (EJA/PPL).
No plano de trabalho da Seduc/TO, os estudantes terão acesso às aulas híbridas com encontros síncronos e assíncronos. Serão transmitidas, semanalmente, aulas de reforço de língua portuguesa, e matemática, sendo uma ao vivo e duas mediadas pelo professor do Jornada Ampliada.
Aula inaugural – Após a cerimônia, foi realizada a aula inaugural do Núcleo de Inovação do Tocantins, com transmissão ao vivo pelo canal do Núcleo de Inovação no YouTube, sob a orientação do coordenador do Centro, Wellington Fraga, e com a participação especial da coordenadora-geral de Ensino Médio do MEC e o coordenador nacional da Rieh.
Reunião pedagógica – Representantes da Seduc/TO e a coordenadora-geral de Ensino Médio do MEC, Valdirene Alves de Oliveira, promoveram uma reunião após a inauguração do Núcleo e da aula inaugural.
A coordenadora de Ensino Médio no estado, Iane Dias de Oliveira, destacou que considera rever situações que não foram satisfatórias no Novo Ensino Médio e ajustar a rota levando melhorias, sempre focando no bem-estar dos estudantes.
“Aqui, no Tocantins, temos a oportunidade, por meio da mediação tecnológica, de oferecer novas possibilidades de aprendizagem que vão além da sala de aula tradicional. Com o Núcleo de Inovação da Secretaria de Educação, podemos alcançar as escolas mais distantes da sede. Isso representa um avanço significativo na melhoria dos nossos resultados de ensino e aprendizagem”, explicou.
Segundo Iane de Oliveira, o momento com o MEC possibilitou à equipe da Seduc/TO identificar os avanços e as fragilidades no ensino médio das juventudes do Tocantins, sendo um momento singular e importante.
Rieh – A Rede de Inovação da Educação Híbrida é uma iniciativa federal que visa promover e fomentar a implementação de estratégias da educação híbrida. Além disso, busca criar uma rede de colaboração para a produção, a atualização e o compartilhamento de Recursos Educacionais Digitais (REDs) e de itinerários formativos, entrevistas, podcasts, entre outras ferramentas que possibilitam a alternância dos tempos de aprendizagens, em momentos presenciais e remotos, com qualidade e equidade.
Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Secretaria de Educação Básica (SEB)