Notícias
EDUCAÇÃO SUPERIOR
MEC e MTE se reúnem para estabelecimento de parcerias
Foto: Divulgação Sesu/MEC
O Ministério da Educação (MEC) — por meio da Secretaria de Educação Superior (Sesu) — reuniu-se, na última sexta-feira, 24 de maio, com o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) para apresentação de projetos e intenções de parcerias voltadas à construção de uma pauta conjunta entre os dois ministérios.
“O encontro ressaltou a sinergia entre as ações realizadas pela Secretaria Nacional de Economia Popular e Solidária [Senaes] e os projetos já desenvolvidos pelas universidades federais. São atividades que contarão com todo o apoio e o engajamento da Sesu, principalmente para contribuirmos com a concretização de um Sistema Nacional de Formação em Economia Solidária”, afirmou Alexandre Brasil, secretário da Sesu.
Segundo Gilberto Carvalho, secretário da Senaes/MTE, a reunião foi proveitosa. Ele pontuou que “o secretário Alexandre Brasil se prontificou a apoiar os programas da Senaes que contam com a participação das universidades — como o Programa Nacional de Incubadoras de Cooperativas Populares [Proninc] — em sua retomada. As incubadoras universitárias têm sido muito importantes para o incremento dos empreendimentos e iniciativas de economia solidária. Além disso, foi tratada a participação de agentes de economia solidária no programa de extensão universitária do MEC”.
O Proninc tem, por finalidade, fortalecer as incubadoras tecnológicas para que elaborem metodologias de desenvolvimento dos empreendimentos solidários, de forma a estruturá-los e acompanhá-los após o período de incubação. Conforme os dados do Cadastro Nacional de Empreendimentos Econômicos Solidários (Cadsol), no Brasil existem atualmente 20,6 mil empreendimentos registrados, nos quais trabalham 1,4 milhão de pessoas.
“A articulação com o MEC é fundamental na construção do Sistema Nacional de Formação de Economia Popular e Solidária. Queremos trabalhar junto com as universidades e fortalecer a função social dessas instituições nos territórios e na estratégia de um desenvolvimento econômico e sustentável a partir da economia solidária”, assinalou Renata Studart, diretora de Projetos da Senaes/MTE.
Participantes – Além de Alexandre, Gilberto e Renata, integraram a reunião: Adilson Santana, diretor de Programa da Sesu; e Vanderlúcia Simplício, coordenadora-geral de Projeto do MTE.
Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Sesu