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FORMAÇÃO DE PROFESSORES
MEC altera programa de formação para focar em educação integral
Estudantes dos primeiros cursos de graduação em licenciatura do programa, na Universidade do Estado do Mato Grosso. Foto: Difor/SEB
O Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Básica (SEB), publicou a Portaria nº 505 nesta terça-feira, 28 de maio. O documento cria o Programa Institucional de Fomento e Indução da Inovação da Formação Inicial Continuada de Professores e Diretores Escolares (Prilei), que entrará em vigor a partir de 3 de junho.
O Prilei tem por objetivo fomentar a oferta de cursos inovadores de licenciatura e de formação continuada para profissionais da educação básica que atuam nas etapas iniciais de ensino. Com a mudança estabelecida pela Portaria, o enfoque do programa será, nos cursos de licenciaturas participantes, a educação integral como dimensão fundamental do itinerário formativo.
O programa conta, atualmente, com a participação de 12 universidades, 42 cursos de licenciaturas e 2.880 estudantes de graduação, em 26 municípios. Já na formação inicial, os participantes poderão refletir e produzir conhecimento sobre a educação integral, por meio da realização de pesquisas e de trabalhos de conclusão de cursos; da participação em projetos de extensão e em estágios supervisionados; e da produção de material didático. O diretor de Formação Docente e Valorização dos Profissionais da Educação (Difor) da SEB, o professor Lourival Martins, declarou que o Prilei é fundamental para reafirmar os compromissos do MEC com a educação básica. “Asseguramos, com o programa, a formação inicial de professores e professoras numa proposta contemporânea e inclusiva. A educação integral é uma exigência e uma urgência, pois o ser humano precisa ser o foco em todas as dimensões, inclusive nos processos de ensino e aprendizagem”, finalizou.
Prilei – O programa vai promover a adequação da pedagogia e das licenciaturas à Base Nacional Curricular Comum (BNCC); aos currículos e às matrizes estabelecidos pelas redes de ensino; às propostas pedagógicas curriculares das escolas de educação básica; e às orientações e diretrizes do Programa Escola em Tempo Integral. A política também buscará adequar cursos de formação continuada para os professores, os diretores escolares e a equipe técnica e pedagógica.
O Prilei atende à demanda por formação de professores ofertando cursos de licenciatura em letras, matemática, biologia e pedagogia. Em um diálogo com a Política Escola em Tempo Integral, a formação do programa qualifica o futuro professor para a gestão do tempo integral do estudante na escola, em um viés que permite o desenvolvimento do aluno nos aspectos cognitivo, físico, social, emocional e cultural.
Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da SEB