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ESCOLAS CONECTADAS
MEC participa de encontro técnico sobre educação conectada
Foto: Divulgação/MEC
O Ministério da Educação (MEC) participou na quarta-feira, 5 de junho, do encontro técnico “Educação Conectada 2024: gestores escolares & PDDE Interativo”. Organizada pela União Nacional do Dirigentes Municipais de Educação (Undime), por meio da plataforma Conviva Educação, a reunião buscou orientar diretores escolares sobre a adesão e a elaboração do Plano de Aplicação Financeira (PAF) da Política de Inovação Educação Conectada (Piec) de 2024.
A política visa apoiar as escolas na contratação de internet de alta velocidade e fomentar o uso pedagógico de tecnologias digitais na educação básica. Para garantir o acesso aos recursos, o gestor escolar deve acessar o PDDE Interativo — do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) — até o dia 14 de junho e seguir o caminho indicado. Em 2024, a política será regida pela Portaria nº 22, de 9 de maio.
Sobre a política, a coordenadora-geral de Tecnologia e Inovação da Secretaria de Educação Básica (SEB), Ana Dal Fabbro, disse que o objetivo é universalizar cada vez mais o acesso às tecnologias: “Com o Escolas Conectadas, queremos educar com tecnologia para garantir a inclusão e a cidadania digital”. Segundo ela, a expectativa é que esses recursos sejam utilizados como ferramentas para contribuir com o aprendizado dos estudantes e prepará-los para os novos desafios do mundo digital.
Os gestores que não puderam estar presentes ou que ainda possuem dúvidas podem conferir o encontro na íntegra por meio do Canal do MEC no YouTube.
Escolas Conectadas – A Estratégia Nacional de Escolas Conectadas, instituída pelo Decreto nº 11.713, de 26 de setembro de 2023, é um esforço do governo federal em colaboração com os sistemas de ensino. O intuito é direcionar e garantir a conectividade para fins pedagógicos e o apoio à aquisição e melhoria dos dispositivos e equipamentos em todas as escolas públicas de educação básica do País.
A fim de atingir esses objetivos, a Estratégia Nacional definirá, com base em parâmetros de referência, qual é a conectividade adequada para as escolas. Assim, vai assegurar o uso pedagógico da tecnologia em sala de aula e coordenar todos os recursos e atores do governo federal envolvidos no tema, garantindo a prioridade de conectar todas as escolas públicas da educação básica do Brasil até 2026.
A conectividade adequada permite: a realização de atividades pedagógicas e administrativas on-line; o uso de recursos educacionais e de gestão; o acesso a áudios, vídeos, jogos e plataformas de streaming com intencionalidade pedagógica; e a disponibilidade de rede sem fio no ambiente escolar, composto por salas de aula, bibliotecas, laboratórios, salas de professores, áreas comuns e setores administrativos.
Assessoria Especial de Comunicação Social do MEC, com informações da SEB