Notícias
DIÁLOGO
MEC debate intersetorialidade nas políticas sociais
Foto: Divulgação
O Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Articulação Intersetorial e com os Sistemas de Ensino (Sase), promove o 4º Ciclo de Seminários Regionais, com o tema “Trilhas de Aprendizagem em Intersetorialidade na Educação: articulação intersetorial como estratégia de gestão e implementação de políticas educacionais”. O evento acontece nos dias 4 e 5 de junho, no auditório do Anexo II do MEC, e debate experiências sobre intersetorialidade com a educação desenvolvidas na Região Centro-Oeste do Brasil.
Durante os encontros, serão expostos 11 projetos bem-sucedidos na área de desenvolvimento e de intersetorialidade da educação da região. O objetivo da iniciativa é dialogar sobre os problemas que prejudicam o direito dos estudantes à educação de qualidade — cuja resolução requer articulação entre os diferentes atores sociais, gestores e setores, assim como demanda uma intervenção compartilhada e intersetorial.
A agenda prevê, ainda, um seminário com organizações sociais, em 7 e 8 de agosto, no Rio de Janeiro; e um seminário internacional, nos dias 9 e 10 de outubro, em Brasília.
Programação – No segundo dia do evento, logo pela manhã, será realizado um painel sobre “Políticas integradas de apoio a migrantes, refugiados e apátridas do Distrito Federal” e uma visita técnica à Escola Classe Café Sem Troco, no Paranoá. Já pela tarde, serão apresentadas as últimas experiências educacionais da região.
Ciclo de Seminários – O Ciclo de Seminários Regionais de Intersetorialidade com a Educação é uma iniciativa do MEC realizada por meio da Diretoria de Articulação Intersetorial (DAI), da Sase. Foi iniciada no exercício de 2023, a fim de contribuir para o debate da Conferência Nacional de Educação (Conae) 2024 e para as demais pautas da Sase, a exemplo dos planos decenais de educação estaduais, distrital e municipais, em prol das ações integradas e intersetoriais, em regime de colaboração interfederativa.
Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Sase