Notícias
INTERNACIONAL
MEC apresenta financiamento estudantil para delegação da Tanzânia
O Ministério da Educação (MEC) recebeu, na terça e quarta-feira, 11 e 12 de junho, a delegação da Tanzânia para reunião bilateral de cooperação internacional junto ao Brasil. O encontro aconteceu na sede do Ministério, em Brasília (DF), e buscou apresentar ao governo tanzaniano as políticas educacionais em nível superior no Brasil, com ênfase no financiamento estudantil e nas políticas de equidade, acesso e permanência.
A delegação da Tanzânia estará no Brasil durante o resto da semana para participar de reuniões técnicas específicas com representantes de diferentes unidades e entidades vinculadas ao MEC, com o intuito de compreender o funcionamento e a execução do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), do Programa Universidade para Todos (Prouni), da Certificação de Entidades Beneficentes de Assistência Social na Área de Educação (Cebas) e dos programas de apoio à pós-graduação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).
Participantes – Estiveram presentes, pela parte brasileira, representantes da Assessoria Internacional do Gabinete do Ministro (AI/GM), da Secretaria de Educação Superior (Sesu), da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi), da Secretaria de Articulação Intersetorial e com os Sistemas de Ensino (Sase), do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), da Capes e do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).
Do lado tanzaniano, participaram os membros do Comitê de Financiamento Estudantil para Educação Superior (HESLB), instituição tanzaniana fundada em 2004 e responsável por assistir estudantes carentes no acesso a empréstimos e subsídios voltados para a educação superior. As partes trocaram informações sobre as principais políticas de educação em nível superior, para identificar as possibilidades de cooperação entre ambos os países.
Tanzânia – Localizada na África Oriental, a Tanzânia tem uma população de aproximadamente 66 milhões de pessoas, com grande diversidade populacional. O país é famoso por suas extensas áreas selvagens e por abrigar a montanha mais alta da África, situada no Parque Nacional de Kilimanjaro. O Brasil estabeleceu relações diplomáticas com a Tanzânia em 1970 e, desde então, vem mantendo trocas constantes em áreas do setor energético, agrícola, da saúde e da educação.
Assessoria Especial de Comunicação Social do MEC, com informações da Assessoria Internacional