Notícias
EDUCAÇÃO INCLUSIVA
MEC acompanha ações do ProAPI em Pelotas
O Ministério da Educação (MEC) — por meio da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi) — realizou, nos dias 5 e 6 de junho, uma visita técnica de acompanhamento das ações do Programa de Atenção Precoce na Infância (ProAPI) realizado em parceria com a Universidade Federal de Pelotas (UFPel).
O MEC foi representado pelo coordenador-geral de Política Pedagógica da Educação Especial da Secadi, Marco Antonio Franco. Segundo ele, o “programa objetiva desenvolver práticas de intervenção precoce na primeira infância para crianças apoiadas pela educação especial e para aquelas com sinais de alerta para o desenvolvimento”.
O ProAPI possui um conjunto de princípios e de práticas centrados na família e nos contextos naturais das crianças. Entre eles, pode-se considerar a escola, contando com as redes de apoio transdisciplinar e intersetorial das áreas de educação, saúde e assistência social.
De acordo com o coordenador, no atual contexto de tragédias climáticas no Rio Grande do Sul, o MEC reafirma seu empenho na promoção de uma educação de qualidade, equitativa e para todos. “Assegurar a continuidade do ProAPI, a formação de professores e o processo educacional das crianças que são público da educação especial é um compromisso assumido pelo Presidente Lula desde o primeiro dia de governo e reafirmado no Fortalecimento da Política de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva”, disse.
A reunião contou com a participação de equipes de mediadoras escolares para a formação; de acessibilidade; da educação; da assistência social; da saúde; e de demais professores da UFPel.
Assessoria Especial de Comunicação Social do MEC, com informações da Secadi