Notícias
INTERNACIONAL
Delegação alemã conhece educação profissional do Brasil
O Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Federal de Brasília (IFB) — instituição que integra a rede federal do MEC — receberam a delegação do Ministério da Educação e Pesquisa da Alemanha (BMBF) para visita técnica e reunião bilateral sobre as políticas de educação profissional e tecnológica (EPT) do Brasil. O encontro aconteceu na terça-feira, 18 de junho, em Brasília (DF).
Liderado pelo secretário parlamentar do BMBF, Jens Brandenburg, a delegação inicialmente conheceu as instalações do Campus Taguatinga do IFB. Durante a visita, diversos professores e alunos do Instituto apresentaram os cursos oferecidos pela unidade, que abrangem as áreas de eletromecânica, manutenção em informática, vestuário, ciência da computação, licenciatura em física, entre outras.
Na ocasião, eles também destacaram as características do sistema brasileiro de educação profissional e tecnológica. A delegação pôde conhecer, ainda, os laboratórios de computação (onde os participantes interagiram com protótipos produzidos e programados pelos alunos), eletromecânica, vestuário e ciências naturais. O IFB conta também com um Laboratório Maker, equipado com impressoras 3D, cortadoras a laser, kits de robótica e outros equipamentos. Nele, os estudantes podem planejar e executar seus próprios projetos, desenvolvendo habilidades de tecnologia e de pensamento crítico.
Reunião – Após a visita ao IFB, a delegação alemã se reuniu no MEC com o secretário de Educação Profissional e Tecnológica, Marcelo Bregagnoli, sua equipe e representantes da Assessoria Internacional. O encontro serviu para a delegação conhecer mais sobre o importante papel dos institutos federais no País.
A rede brasileira, que já conta com quase 700 unidades e ganhará em breve mais 100 campi, é distribuída em todo o território nacional, buscando sempre oferecer cursos relacionados às necessidades e aos setores econômicos predominantes de cada região.
A Plataforma Nilo Peçanha, gerida pelo MEC, reúne dados de toda a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, permitindo analisar cursos e áreas temáticas de maior demanda, auxiliando na gestão das unidades e de toda a rede.
EPT Alemanha – A Alemanha é reconhecida pela alta qualidade de sua educação profissional e tecnológica, que utiliza o modelo dual, associando teoria e prática. O país possui 47% dos estudantes do ensino médio matriculados em cursos técnicos, acima da média dos países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), que é de 42%.
O Brasil possui 11% de alunos na mesma situação e tem como meta triplicar as matrículas da educação profissional técnica de nível médio. O MEC possui parcerias estabelecidas em educação profissional com o governo alemão e com sua agência de cooperação, a GIZ, nas áreas de energias renováveis, bioeconomia e economia circular.
Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Assessoria Internacional