Notícias
EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS
MEC realiza reunião de acompanhamento do Bolsa Família
Foto: Leonardo Gomes/MEC
O Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi), realiza a 2ª Reunião Nacional Técnica de Acompanhamento do Programa Bolsa Família (PBF). Nos dias 2 e 3 de julho, profissionais da educação participarão da reunião, que tem como temática “Educação: Diversidade, Inclusão e Direitos Humanos”.
A finalidade do evento é fortalecer a articulação entre o acompanhamento educacional do Bolsa Família e as políticas educacionais para os direitos humanos, a diversidade e a inclusão. Assim, durante as reuniões realizadas no auditório do MEC, os participantes irão compartilhar diferentes saberes e suas experiências.
Para o coordenador-geral de Políticas Educacionais em Direitos Humanos da Secadi, Erasto Fortes, o Bolsa Família é fundamental para assegurar os direitos dos jovens. “Esse programa é a permissão para que crianças e adolescentes permaneçam na escola, em um ambiente seguro e que os protege, garantindo seus direitos. Por isso, é importante entendermos que não trabalhamos com números, mas, sim, com pessoas que necessitam de ajuda”, afirmou.
“Tendo isso em vista, também é necessário educar para os direitos humanos e ser solidário com quem mais precisa”, continuou. “Um programa como esse tem a capacidade de trabalhar por uma sociedade mais justa e com menos desigualdades, colaborando para que todos tenham seus direitos assegurados.”
Participantes – Estiveram presentes na reunião coordenadores estaduais de Acompanhamento do Bolsa Família; a Secretaria Nacional de Renda de Cidadania (Senarc) e a Secretaria de Avaliação, Gestão da Informação e Cadastro Único (Sagicad) do Ministério do Desenvolvimento Social; a Coordenação-Geral de Equidade e Determinantes Sociais em Saúde da Secretaria de Atenção Primária à Saúde (Saps) do Ministério da Saúde; o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef); e a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime).
Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Secadi