Notícias
ENSINO FUNDAMENTAL
MEC lançará Plataforma de Avaliação dos Anos Finais
Foto: Divulgação/ FNDE
O Ministério da Educação (MEC) apresentará nesta quinta-feira, 11 de julho, a plataforma de avaliação das aprendizagens nos anos finais do ensino fundamental. Na ocasião, representantes do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), parceiro técnico do MEC, vão apresentar a proposta da Avaliação Contínua da Aprendizagem nos Anos Finais e detalhar as funcionalidades da plataforma. A transmissão acontecerá às 14h (horário de Brasília), pelo canal do MEC no YouTube.
A ferramenta de avaliações é parte estruturante do Pacto Nacional pela Recomposição das Aprendizagens, política com foco na garantia do direito humano à educação e garantia das aprendizagens. O lançamento da plataforma compõe estratégia conjunta entre o Pacto e o Programa Escola das Adolescências, política que traz em um dos seus eixos a organização curricular e pedagógica, focada em habilidades prioritárias para os anos finais, que visa contribuir e alavancar a consolidação das aprendizagens.
Programação – A agenda será aberta pelo coordenador-geral de Estratégia da Educação Básica da Secretaria de Educação Básica (SEB) do MEC, Christy Pato, pela secretária de estado adjunta de Educação de Minas Gerais, Geniana Faria, que irá representar o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), e Alessio Costa, dirigente municipal de Educação de Ibaretama/CE e presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime).
Em seguida, Christy Pato e a coordenadora-geral de Ensino Fundamental da SEB, Tereza Farias, apresentarão o Pacto Nacional pela Recomposição das Aprendizagens e o programa Escola das Adolescências, respectivamente.
A coordenadora-geral e o pesquisador do CAEd, Lina Kátia de Oliveira e Caique Bellato, apresentarão a plataforma, bem como o cronograma de webinários que ocorrerão com o objetivo de apoiar as redes tecnicamente na utilização da plataforma.
Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da SEB