Notícias
EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA
MEC divulga selo que celebra os 115 anos da Rede Federal
O Ministério da Educação (MEC) divulgou nesta segunda-feira, 29 de julho, o resultado final do concurso de seleção do selo comemorativo dos 115 anos da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. A logomarca vencedora é uma criação de um servidor do Instituto Federal do Pará (IFPA), Caio Figueiredo.
O processo de escolha foi realizado pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do MEC com o intuito de criar uma identidade visual que materialize a importância e a relevância da educação pública ofertada pela Rede Federal, a qual completa 115 anos no dia 23 de setembro.
O secretário de Educação Profissional e Tecnológica do MEC, Marcelo Bregagnoli, destacou “o sentimento de brasilidade e a força da rede que o selo carrega”. “Há mais de um século, a Rede Federal forma profissionais para o Brasil, contribuindo com o desenvolvimento socioeconômico e ambiental da Nação. O selo enaltece essa história. E, por reconhecer esse trabalho, o governo federal está investindo na infraestrutura existente, fortalecendo-a, e com novos campi, expandindo-a”, pontuou.
O vencedor é servidor público do IFPA há sete anos. “Ao pensar em uma proposta para o selo de 115 anos, eu tentei trazer o conceito de presente, passado e futuro, com alusão aos projetos e construções no passado, à solidez do presente e à tecnologia e modernidade no futuro, buscando toda a história e projetando os próximos passos da Rede Federal”, explicou Caio Figueiredo. Segundo ele, a logomarca buscou trazer a representatividade brasileira. “Também optei por usar cinco cores de destaque, que representam as cinco regiões do Brasil e todos os estados nos quais a rede está presente”, concluiu.
No total, foram recebidas nove inscrições, avaliadas com base nos seguintes critérios previstos no Edital Setec nº 6/2024: criatividade, originalidade, expressividade, estética e adequação ao tema.
História – Em 23 de setembro de 1909, por meio do Decreto nº 7.566, assinado pelo então presidente da República, Nilo Peçanha, foram criadas 19 Escolas de Aprendizes Artífices, dando origem ao que hoje conhecemos por Rede Federal. Ao longo do tempo, as instituições da Rede Federal passaram por constantes mudanças, inclusive de nomenclatura.
Em 29 de dezembro de 2008, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou a Lei nº 11.892, instituindo a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica.
Integram a Rede Federal 38 institutos federais (IFs); dois Centros Federais de Educação Tecnológica (Cefets), nos estados Rio de Janeiro e Minas Gerais; o Colégio Pedro II; 22 escolas técnicas vinculadas a universidades federais; e a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Ligadas a essas instituições, existem 685 unidades distribuídas por todos os estados brasileiros, ofertando educação profissional e tecnológica gratuita a mais de 1,6 milhão de estudantes. A Rede Federal, atualmente, conta com 76,8 mil servidores, entre professores e técnicos administrativos em educação.
Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Setec