Notícias
GESTÃO
MEC debate elaboração de seu Plano de Dados Abertos
Foto: Reprodução/MEC
O Ministério da Educação (MEC) promoveu, nos dias 4 e 5 de julho, a oficina Construindo Planos de Dados Abertos na Educação. Realizado em parceria com a Controladoria-Geral da União (CGU), o evento proporcionou o diálogo entre servidores e colaboradores do MEC e das suas entidades vinculadas acerca da elaboração do Plano de Dados Abertos (PDA), tratando das etapas de desenvolvimento e das ações que envolvem dados abertos no cenário educacional. A capacitação ocorreu on-line e reuniu mais de 200 pessoas, nos dois dias.
A Assessoria Especial de Controle Interno (Aeci) do MEC organizou a oficina. “Verificamos essa carência e tomamos essa iniciativa de falar sobre a elaboração e condução do PDA, pois todos nós temos uma obrigação legal em relação à disponibilização da base de dados. Esse evento foi uma oportunidade para discorrermos sobre o processo com mais segurança e detalhamento da educação brasileira”, explicou a chefe da Aeci, Jussara Mendes, na abertura da atividade.
O diretor de Governo Aberto e Transparência da CGU, Otávio Neves, destacou as possibilidades que a transparência ativa pode proporcionar para melhoria dos serviços e evolução das políticas públicas educacionais. “A disponibilização de informações e dados é importante não só para o controle, mas para seu uso como matéria-prima para o fomento de pesquisas, estudos, inovação e desenvolvimento de novas soluções, além de contribuir para o crescimento econômico. A cultura de transparência e disponibilização de dados é um caminho para combater a desinformação e para termos um país mais democrático e com mais confiança nas instituições públicas, principalmente na educação”, afirmou.
Programação – O primeiro dia da oficina teve capacitações sobre dados abertos e política de dados abertos no Poder Executivo Federal para construção do Plano de Dados Abertos. Já no segundo dia, o evento tratou da execução do PDA, do Painel de Monitoramento de Dados Abertos, do Portal Brasileiro de Dados Abertos e da administração do perfil no Portal de Dados Abertos.
PDA – O Plano de Dados Abertos é o instrumento que operacionaliza a Política de Dados Abertos do governo federal, planejando as ações que visam à abertura e sustentação de dados nas organizações públicas. O Ministério da Educação possui a obrigação de elaborar um PDA com vigência de dois anos.
Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Aeci