Notícias
G20
Alunos de escolas públicas do Rio fazem cobertura do GT Educação
Cerca de 20 alunos das redes públicas estadual e municipal do Rio de Janeiro acompanharam o Grupo de Trabalho de Educação do G20, na segunda e terça-feira, 8 e 9 de julho, na Casa Firjan, na capital do estado.
A segunda reunião presencial do grupo sob a liderança do Ministério da Educação (MEC) do Brasil teve o tema “Conectando gestores de plataformas de recursos digitais: O compartilhamento de conteúdo educacional sobre Educação para o Desenvolvimento Sustentável (EDS)”, e contou com a presença de 31 delegações. O encontro discutiu estratégias educacionais digitais que apoiem o ensino e a aprendizagem.
Os estudantes, do ensino fundamental e médio, integram os projetos Jovens Repórteres — realizado pelas escolas estaduais bilíngues; e Andar-Agência de Notícias — coordenado pela MultiRio, empresa municipal de multimeio vinculada à Secretaria de Educação da cidade do Rio. Ao longo do ano, diversas escolas foram convidadas a realizar a cobertura das reuniões do G20 no Brasil.
Nesta semana, os adolescentes entrevistaram o assessor especial para assuntos internacionais do Ministério da Educação (MEC), Francisco Figueiredo de Souza, que falou sobre os trabalhos e a importância da troca de conhecimento entre os membros do GT de Educação do G20. Além disso, conversaram com Ana Dal Fabbro, coordenadora-geral de Tecnologia e Inovação da Educação Básica (SEB), e com Rita Silvana dos Santos, coordenadora-geral de Educação Ambiental para a Diversidade e Sustentabilidade da Secretaria Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi).
Evelyn dos Santos Barbosa, 17 anos, estudante do 3º ano do ensino médio do Colégio Estadual Tenente Otávio Pinheiro, uma parceria Brasil-Rússia, que capacita os estudantes na área de comunicação, gostou da experiência de ser repórter por um dia e de “ter contato com gente diversa e que discute políticas para a educação”.
A atividade, além de atender aos currículos de educação midiática dos projetos, é uma oportunidade de mostrar o trabalho das escolas em um dos eventos mais importantes do calendário internacional, segundo Fábio Mendonça, coordenador da Andar.
A reunião do GT conecta-se com a prioridade definida pelo Brasil para sua atuação na presidência do G20: “Construindo um mundo justo e um planeta sustentável”. O GT Educação ainda realizará um encontro em nível ministerial, em Fortaleza (CE), no mês de outubro.
Além da equipe do MEC e dos delegados do G20, também participaram da reunião representantes a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco); do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef); da Organização de Estados Ibero-americanos (OEI); do Fórum Global dos Estudantes; e do Banco Mundial, entre outras organizações.
Assessoria de Comunicação do MEC