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MEC e autoridades de Timor-Leste elaboram projeto de cooperação
O Ministério da Educação (MEC) recebe, nesta semana, representantes do Ministério da Educação de Timor-Leste para reforçar os laços de cooperação entre ambos os países. A ênfase é a área da educação profissional e tecnológica (EPT), especialmente na formação continuada de professores integrados ao sistema educativo timorense. Timor-Leste é um dos países mais jovens do mundo e ocupa a parte oriental da ilha de Timor, no Sudeste Asiático.
A delegação — integrada pelo secretário de Estado do Ensino Secundário Geral e Ensino Secundário Técnico-Vocacional de Timor-Leste, Domingos Lopes Lemos — foi recebida no dia 9 de janeiro, terça-feira, pela secretária-executiva do MEC, Izolda Cela, e apresentou as linhas gerais da cooperação pretendida.
Ao longo da semana, os representantes do país asiático participam de reuniões acerca do projeto de cooperação bilateral, sob a liderança do presidente do Instituto Nacional de Formação de Docentes e Profissionais da Educação de Timor-Leste (Infordepe), Domingos Martins, e do diretor-geral do Ensino Secundário, Deolindo da Cruz.
O assessor especial para Assuntos Internacionais do MEC, Francisco de Souza, destacou que o objetivo da visita é engajar interlocutores de parte a parte e definir os detalhes da ação a ser implementada. “Assim como o Brasil, Timor-Leste espera ampliar a porcentagem de jovens do ensino médio matriculados na educação profissional e tecnológica”, informou.
Para o presidente do Infordepe, Domingos Martins, o apoio brasileiro será instrumental na qualificação dos docentes em exercício nas escolas profissionais espalhadas pelo território de seu país.
Entre outros compromissos, a delegação, acompanhada por representantes da Assessoria Internacional do MEC e da Embaixada de Timor-Leste em Brasília (DF), reuniu-se com: o presidente substituto da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes); o diretor da Agência Brasileira de Cooperação (ABC); e reitores que integram o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif).
Cooperação educacional – O apoio do Brasil à educação de timorenses se vincula a dois acordos celebrados entre os governos brasileiro e timorense assim que Timor-Leste confirmou sua independência, em maio de 2002. Os acordos de cooperação educacional e de cooperação técnica, assinados no mesmo ano, serviram de base para projetos brasileiros que, ao longo dos últimos 20 anos, apoiaram o país asiático. O português é uma das línguas oficiais timorenses, usada na formação e qualificação de professores e servidores públicos. Além da ABC, a Capes esteve historicamente engajada nessa cooperação.
Assessoria de Comunicação do MEC, com informações da Assessoria Internacional (AI)