Notícias
CRES+5
Consulta pública da CRES+5 aborda igualdade de gênero
Nesta quinta-feira, 18 de janeiro, o Eixo 9 do evento de seguimento da Conferência Regional de Educação Superior América Latina e Caribe 2018 (CRES+5) realizará sua segunda consulta pública, dessa vez com foco em equidade de gênero. O Eixo 9 trata de “Inclusão, diversidade e o papel de mulheres no ensino superior”, e as consultas públicas são preparatórias para a CRES+5, que acontecerá de 13 a 15 de março de 2024, em Brasília (DF).
A consulta em questão será das 13h às 14h30 (horário de Caracas, GMT -4) e das 14h às 15h30 (horário de Brasília, GMT -3). Haverá interpretação simultânea em espanhol, inglês e francês. As inscrições podem ser feitas pelo link https://unesco-org.zoom.us/meeting/register/tZckdu-rqTsjHNZ72ciP6L7ePcDYek_l2Zem#/registration.
Os palestrantes serão: Nilma Lino Gomes, ex-ministra da Mulher, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos; Claudya Parize, vice-presidente responsável pela Responsabilidade Social da Universidade das Antilhas, de Guadalupe e de Martinica; e Halimah DeShong, diretora do Instituto de Estudos de Gênero e Desenvolvimento da Universidade das Índias Ocidentais, Cave Hill, em Barbados, no Caribe. O debate será moderado por Sandra Almeida, reitora da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), e Myriam Moïse, professora associada da Universidade das Antilhas e secretária-geral das Universidades do Caribe.
As propostas e prioridades identificadas na consulta farão parte do documento final gerado pelo Eixo 9, bem como contribuirão para a construção da Declaração Final da CRES+5. Esta será aprovada ao fim da Conferência, sediada e co-organizada pelo Brasil em parceria com o Instituto Internacional da UNESCO para a Educação Superior na América Latina e no Caribe (IESALC-UNESCO). A UNESCO é a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura.
Consultas Públicas – Iniciadas em setembro de 2023 e com conclusão prevista para o fim de janeiro deste ano, as consultas públicas acontecem pela plataforma Zoom e são abertas a toda a comunidade, mediante inscrição prévia. Com o apoio do IESALC-UNESCO, do Ministério da Educação (MEC) — por meio da Secretaria de Educação Superior (Sesu) — e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), o objetivo é enriquecer o debate e as contribuições para a construção consensual da CRES+5, ampliando a representatividade e a relevância para todos os atores da educação superior da região.
As consultas, realizadas por cada Grupo de Trabalho (GT) dos 12 Eixos Temáticos da CRES+5, buscam debater e recolher informações sobre os assuntos tratados pelos respectivos eixos. Os encontros contam com a participação de especialistas e são coordenados pelos consultores de cada GT. As contribuições aportadas pelos participantes em cada encontro são sistematizadas pelos consultores, que são responsáveis pela elaboração do documento-base de cada eixo temático da CRES+5.
CRES+5 – Um dos compromissos assumidos na 3ª Conferência Regional de Educação Superior América Latina e Caribe (CRES 2018), ocorrida em Córdoba (Argentina), foi realizar uma reunião de seguimento cinco anos depois, intitulada CRES+5. A proposta é promover um processo participativo para destacar os avanços alcançados, os desafios que permanecem e as questões emergentes, em particular na fase posterior à pandemia da Covid-19. Na CRES 2018, foi aprovada uma declaração e se estabeleceu um ambicioso plano de trabalho para o período 2018-2028.
O plano de ação aprovado na CRES 2018 determinou diretrizes para os debates regionais, como: o papel estratégico da educação superior no desenvolvimento sustentável da América Latina e do Caribe; a educação superior, diversidade cultural, interculturalidade, internacionalização e integração regional na América Latina; a pesquisa científica e tecnológica e a inovação como motor do desenvolvimento humano, social e econômico para a América Latina e o Caribe; e a formação de professores.
A primeira reunião preparatória da CRES+5 — realizada em março de 2023, em Córdoba, na Argentina — definiu e acrescentou, além dos sete eixos temáticos em torno dos quais girava a CRES 2018, novos eixos para coordenar e orientar os debates regionais sobre a educação superior na América Latina e no Caribe. A fim de coordenar os trabalhos de cada eixo temático, foi formado um GT composto por especialistas. Mais informações sobre os eixos temáticos estão disponíveis na página da CRES+5.
Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações do IESALC-UNESCO