Notícias
SAÚDE NA ESCOLA
Webinário orienta gestores para combate à dengue nas escolas
Os Ministérios da Educação (MEC) e da Saúde (MS) promoveram, na última terça-feira, 27 de fevereiro, o VI Webinário Intersetorial do Programa Saúde na Escola (PSE), sobre a mobilização nacional “Combate ao Mosquito nas Escolas: Brasil unido contra a dengue”. O evento teve transmissão pelo canal do DataSUS no YouTube.
O objetivo foi orientar gestores de Saúde e de Educação, além de outros profissionais, quanto à importância da prevenção e dos cuidados para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti no ambiente escolar. Durante 20 semanas, a mobilização nacional desenvolverá ações nas escolas de todo o País, a partir de atividades lúdicas e materiais educativos, tendo em vista que crianças e adolescentes podem contribuir de forma significativa na identificação de focos do mosquito, na limpeza do ambiente, no uso de repelentes e na adoção de comportamentos saudáveis no ambiente familiar.
Na abertura, Christy Pato, coordenador-geral de Estratégia da Educação da Secretaria de Educação Básica (SEB) do MEC, destacou a importância da parceria dos Ministérios no combate à dengue e disse que a sinergia entre as Pastas é fundamental para o sucesso dessa política pública. “Isso é importante para este momento que a gente está vivendo da epidemia de dengue, que infelizmente tem matado pessoas. Uma ação estratégica como essa — com sinergia entre o Ministério da Educação e o Ministério da Saúde para tornar a escola um ponto estratégico focal de educação ambiental e de controle vetorial — é fundamental para a gente combater o mosquito”, observou.
Segundo ele, os seminários técnicos serão realizados de forma periódica para debater com especialistas a questão da epidemia e da prevenção e, principalmente, para formar os educadores e gestores das escolas sobre todo o arcabouço necessário de ações a serem empreendidas contra o mosquito da dengue.
Já a coordenadora-geral de Equidade e Determinantes Sociais em Saúde e diretora substituta do Departamento de Prevenção e Promoção de Saúde (DEPPROS), da Secretaria de Atenção Primária à Saúde (APS), Kátia Souto, informou que foi encaminhada uma nota técnica para todos os participantes, com o objetivo de orientar o trabalho durante o ano de 2024. “No webinário nós temos o desafio de pensar o combate ao mosquito Aedes aegypti nas escolas e de fazer a prevenção e a promoção. Sabemos que o ambiente escolar tem a possibilidade não só de fazer a mobilização dentro da escola, mas também de repercutir para as famílias, para a sociedade e para comunidade. Precisamos cuidar da prevenção do mosquito, para promover principalmente a saúde e evitar mortes”, destacou.
Entre os temas abordados no webinário, estão: “A importância da mobilização social educativa do PSE na APS [Atenção Primária a Saúde] para o combate à dengue”; “O papel da escola na mobilização da comunidade para o combate à dengue”; “Panorama da dengue no Brasil”; “Xô, dengue: pequenos heróis no combate ao mosquito”; e “Formas de prevenção à doença e como evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti”.
O Programa Saúde na Escola é uma importante estratégia de acesso às ações educativas de promoção da saúde e prevenção à dengue, devido à sua capilaridade, e agora terá um papel fundamental com o trabalho integrado das Unidades Básicas de Saúde (UBS) e das escolas. Dentre os eixos temáticos, o PSE tem ações de combate ao Aedes aegypti e de educação ambiental, que dialogam com o contexto atual do Brasil.
Também participaram do evento Alda Maria da Cruz, diretora do Departamento de Doenças Transmissíveis, da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente do Ministério da Saúde; Fabiana Aparecida Reis Borelli, coordenadora de Atenção Primária do município de Natércia (MG) e enfermeira do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu); e Anne Caroline Damacena, coordenadora de Atenção Primária à Saúde do município de Quarto Centenário (PR).
Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da SEB