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CRES+5
CRES+5 debaterá impactos da Covid-19 na educação
Cerca de dois anos após a III Conferência Regional de Educação Superior (CRES), o mundo foi afetado pela pandemia da Covid-19. A crise social, econômica e sanitária afetou diversos campos da sociedade, inclusive a educação. Por isso, o objetivo do oitavo eixo temático da CRES+5 — reunião de acompanhamento da III CRES — é debater e avaliar esses impactos, a fim de tornar visíveis as lições aprendidas, propor novas estratégias de enfrentamento e aproveitar, da melhor forma, as mudanças que foram ocasionadas, especialmente na crescente integração entre a tecnologia e a educação superior.
Para nortear as discussões e encontrar os principais pontos a serem dialogados, foram delimitados quatro temas para análise: redefinição da formação profissional pós-pandemia; desafios para uma educação superior inclusiva e sem fronteiras; formação docente como catalisadora da transformação do ensino na educação superior; e pesquisa e extensão das instituições de educação superior (IES) e sua relevância para inovação e resolução de problemas sociais.
A fim de conduzir os trabalhos, foram definidas cinco questões:
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Quais processos acadêmicos (aulas, avaliações, matrículas, assessoria estudantil, serviços, entre outros) e/ou atores (alunos, professores, funcionários administrativos, gestores ou trabalhadores) são descritos pelas fontes ou referências consultadas?
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De que maneira a pandemia da Covid-19 afetou o desenvolvimento dos processos acadêmicos descritos ou o desempenho dos atores acima mencionados?
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Que parâmetros e/ou circunstâncias serviram de base às soluções ou decisões adotadas pelas IES para enfrentar os efeitos da pandemia?
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Que relação pode ser estabelecida entre as informações descritas e o Plano de Ação CRES 2018-2028, com base nas soluções adotadas para o enfrentamento da pandemia da Covid-19?
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Quais os avanços e/ou contribuições identificados e qual é a sua relevância para o plano de ação da CRES 2018?
Além disso, foram propostos quatro temas principais para analisar o impacto da Covid-19 na educação superior:
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Redefinição da formação profissional pós-pandemia
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Desafios para uma educação superior inclusiva e sem fronteiras
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A formação docente como catalisadora da transformação do ensino na educação superior
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Pesquisa e extensão das IES e sua relevância para inovação e resolução de problemas sociais
Participantes – Lideram o Eixo Temático 8: Juogreidin Coromoto Cerero Ramones, reitora da Universidade Nacional Experimental Francisco de Miranda (Venezuela); Olda Maria Cano Lassonde, vice-reitora da Universidade Autônoma de Chiriquí e membro do Conselho de Reitores do Panamá; e Pedro Curi Hallal, professor da Universidade Federal de Pelotas (Brasil).
Documento-base – Já estão disponíveis as minutas dos documentos-base resultantes das atividades dos Grupos de Trabalho (GTs) responsáveis por cada eixo temático da CRES+5. A quarta reunião preparatória da Conferência foi em Havana, Cuba, nos dias 7 e 8 de fevereiro, e discutiu as minutas desses documentos, cuja versão final deverá ser preparada pelos GTs e disponibilizada no site da CRES+5 até o dia 6 de março.
CRES+5 – A reunião de acompanhamento da III CRES está sendo organizada pelo Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Superior (Sesu) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), e pelo Instituto Internacional da UNESCO para a Educação Superior na América Latina e no Caribe (UNESCO-IESALC). O público-alvo da Conferência são reitores, diretores, acadêmicos, trabalhadores, estudantes, redes de ensino superior, associações e profissionais, centros de pesquisa, sindicatos, representantes de organizações governamentais e não governamentais e todos os interessados na educação superior no continente.
CRES – A III Conferência Regional de Educação Superior, realizada em Córdoba (Argentina), em junho de 2018, adotou uma Declaração e um Plano de Ação 2018-2028. Após a Conferência Mundial de Educação Superior, em 2022, os atores de educação superior da região avaliaram a necessidade de realizar uma reunião de acompanhamento da III CRES, a fim de promover um processo participativo que destacasse o progresso alcançado, bem como os desafios remanescentes e as questões emergentes, especialmente relacionados à pandemia da Covid-19. Assim, a CRES+5 será a concretização dessa decisão, permitindo analisar as conquistas da educação superior na América Latina e no Caribe e, ao mesmo tempo, estabelecer prioridades para a próxima Conferência Regional de Educação Superior, prevista para 2028.
Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Sesu e do UNESCO-IESALC