Notícias
EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA
Semana da EPT tem público de mais de 5,4 mil pessoas
Mais de 5,4 mil pessoas, entre expositores e visitantes, estiveram na 4ª Semana Nacional da Educação Profissional e Tecnológica, realizada pelo Ministério da Educação (MEC), de 26 a 28 de novembro na Arena BRB - Mané Garrincha, em Brasília (DF). A programação contou com mesas de debate, palestras, oficinas e atividades interativas. Foram apresentados mais de 400 projetos de 56 instituições de educação profissional e tecnológica (EPT) de todo o país. O tema do evento foi “Inovação, Inclusão e Sustentabilidade”.
O secretário de Educação Profissional e Tecnológica do MEC, Marcelo Bregagnoli, destacou a importância da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) para o Governo Federal. “Ao final do evento, o sentimento é de satisfação, vimos aqui a valorização da EPT no país, a visita do ministro Camilo Santana, por exemplo, indo de estande em estande, projeto a projeto, demonstra na prática a valorização da EPT no Brasil hoje; então o saldo é extremamente positivo. Para as próximas edições, esperamos envolver ainda mais a sociedade que se beneficia diretamente dos projetos, ações e programas da EPT”, disse.
Para os estudantes e docentes, a participação na Semana foi um intercâmbio de saberes. “O conhecimento é a grande alavanca, não só de projetos tecnológicos e científicos, mas também da vida pessoal e, por isso, esse tipo de evento é tão importante”, aponta Isac Lopes, aluno do Instituto Federal do Ceará (IFCE), que participou da 4ª edição da Semana Nacional de Educação Profissional e Tecnológica (SNEPT 2024). “Aqui na Semana, nós pudemos ver diversos jovens, de diferentes estados e com projetos em muitas áreas distintas, o que é muito legal. A gente também conseguiu expor o nosso trabalho e as pessoas foram bem receptivas com o nosso projeto.”
Para o professor do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), Antonio Cesar dos Santos, o intercâmbio de conhecimentos com outros estudantes foi apenas um dos ganhos trazidos pelo encontro. “Encontramos aqui instituições do Brasil todo, com suas peculiaridades e jeitos diferentes de fazer educação, o que por si só já é de grande importância. No entanto, o grande ponto a ser destacado é que esse tipo de evento coloca os estudantes como protagonistas do processo educacional e mostra para eles que a escola vai muito além da sala de aula”, defendeu.
Aysha Lobo, estudante do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), conta que experimentou na prática esse protagonismo, durante sua primeira participação na Semana da EPT: “Eu apresentei meu projeto para algumas pessoas e pude não só ensinar algo novo, mas também escutar as ideias delas, que podem ser colocadas em práticas no meu produto”, afirmou.
Cobertura completa – Confira como foi a cobertura da 4ª Semana Nacional nas redes sociais do MEC. No Instagram, é possível acessar as fotos e vídeos produzidos no evento. No Flickr, estão catalogados em álbuns todos os registros fotográficos da Semana Nacional. Já no YouTube oficial do MEC, está disponível a transmissão da cerimônia de abertura, que contou com apresentação da Filarmônica da Escola de Música da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, composta por estudantes e professores, e a obliteração de selo dos Correios comemorativo aos 115 anos da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica.
Assessoria de Comunicação Social do MEC com informações da Setec