Notícias
EQUIDADE
Programa Educação Antirracista debate capacitismo
Foto: Divulgação/MEC
O terceiro episódio do Programa Educação Antirracista em Diálogo, do Ministério da Educação (MEC), irá ao ar nesta quarta-feira, 4 de dezembro, e abordará a inter-relação da educação antirracista com a educação inclusiva. Essa edição propõe um espaço para discutir como as escolas podem enfrentar os desafios relacionados ao racismo estrutural e à exclusão social. A transmissão será às 19h30 (horário de Brasília), no Canal Educação e no canal do MEC no YouTube.
No novo episódio, a professora e doutora Nilma Gomes conversa com Graziela Cristina Gonçalves. Além de ser professora da rede pública de ensino de Itajaí (SC), Gonçalves integra o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (Neab) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) como pesquisadora da invisibilidade de estudantes negros e negras na produção científica brasileira sobre educação especial.
Gomes explica que compreender o escopo teórico que articula a educação étnico-racial e a educação inclusiva é fundamental ao se refletir sobre a contribuição da produção científica atual das universidades brasileiras para a formação de professores e professoras sobre esses dois temas. De acordo com Gonçalves, essa inter-relação é recente e ambas as lutas possuem muitos pontos em comum. Ela ressalta que as metodologias científicas precisam ser sensíveis às especificidades da diversidade. Nesse sentido, cita a importância do olhar interseccional na análise de raça e deficiência.
Gonçalves relembra a trajetória de sua pesquisa de mestrado, impactada por um relato real de exclusão de um estudante negro com múltiplas deficiências no ambiente escolar. A partir de dados estatísticos, a pesquisadora constatou que mais de 50% da população que se autodeclara negra possui algum tipo de deficiência. Além disso, destacou que 53% dos estudantes com deficiência são negros e estão inseridos em classes exclusivas. A convidada dessa edição do programa relata que foi a partir da lacuna de outras pesquisas sobre essa inter-relação que seu projeto se desenvolveu. A conclusão foi que os poucos estudos científicos produzidos no Brasil até então não abordavam classe social, territorialidade ou processos de evasão escolar.
Para Gomes, assim como a deficiência, a raça — construída socialmente — é uma das muitas características que compõem a dimensão dos seres humanos. Ela ressalta que a cultura dominante encara ambas como estigmas inferiorizantes. Para a pesquisadora, a superação desses estereótipos é um desafio do campo educacional.
Nesse sentido, Gonçalves pontua que a pesquisa científica é uma ferramenta fundamental para a construção de políticas públicas. Como exemplo, ela menciona que sua pesquisa de mestrado se transformou em um parâmetro para o diagnóstico de marcadores sociais na educação em Itajaí (SC). A entrevistada conclui que a união de lutas, como o anticapacitismo e o antirracismo, é essencial para conjugar esforços em defesa da diversidade, com foco nas reformas de políticas públicas e matrizes curriculares para atender a essas especificidades.
A convidada também responde a perguntas do público, abordando questões sobre autoidentificação racial no ambiente educacional, bem como a formação de professores para a construção de currículo que abranja os múltiplos marcadores de identidade dos estudantes.
Programa – O Educação Antirracista em Diálogo é um programa de entrevistas que auxilia na formação de professores sobre a implementação da educação para as relações étnico-raciais e educação quilombola nas escolas. A iniciativa é parte da Política Nacional de Equidade, Educação para as Relações Étnico-Raciais e Educação Escolar Quilombola (Pneerq), coordenada pela Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi). O objetivo do programa é fortalecer a luta por uma educação antirracista e pela valorização da cultura e dos saberes quilombolas no Brasil.
Os episódios são apresentados por Nilma Gomes, professora-doutora da Universidade Federal de Minas Gerais e ex-ministra da Igualdade Racial, Mulheres e Direitos Humanos. A apresentadora conversa com especialistas a cada episódio.
Canal Educação – O Canal Educação é a TV do MEC. Seu objetivo é exibir conteúdo para todos os segmentos escolares: da educação infantil até o ensino médio, o ensino universitário, técnico e profissional, a formação e capacitação de professores e gestores da educação básica brasileira.
Além de no YouTube, o Canal Educação está na TV aberta, em sinal digital, na multiprogramação da TV Brasil, canal 2.3. Para sintonizar, basta seguir o passo a passo. O sinal está, ainda, no site do canal em tempo real.
Serviço
Terceiro episódio do programa Educação Antirracista em Diálogo
Data: 4 de dezembro de 2024 (quarta-feira)
Horário: 19h30 (horário de Brasília)
Reprises: quarta-feira (4/12) às 23h30; quinta-feira (5/12) às 6h, 13h e 20h30; sábado (7/12) às 11h; e domingo (8/12) às 21h30
Transmissão: Canal Educação e canal do MEC no YouTube
Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Secadi e do Canal Educação